São Paulo, 18 de julho de 2017

A Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP promoveu durante o 3º Espaço Âmbito Farmacêutico o 7º Seminário de Saúde Pública, que debateu famacovigilância no serviço público, Saúde Baseada em Evidência e a atuação do farmacêutico na equipe multidisciplinar na atenção básica com foco na implementação e cuidado.

Dra. Heliana Raimunda de Macedo, coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, fez uma análise dos quase 30 anos do SUS e os principais pontos a serem avançados. “Algumas questões crucias que devemos rever para sobrevivência e consolidação do SUS, hoje, são a judicialização, a regionalização, a inovação científica e tecnológica, o financiamento, a participação social e modelos de gestão”.

1eliana claudia talita sp1eliana claudia talita spDra. Heliana Raimunda de Macedo, coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP, Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, membro da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP e Dra. Talita Aona Mazotti

Dra. Talita Aona Mazotti falou sobre farmacovigilância no Serviço Público. Ela ressaltou que nenhum medicamento é 100% seguro e que o farmacêutico deve avaliar a gravidade, a probabilidade de ocorrência/taxa de incidência dos efeitos adversos e o impacto, no sentido de manejo e reversibilidade do dano.

“O perfil de segurança do medicamento só pode ser avaliado na fase pós comercialização, pois os ensaios clínicos e as limitações da fase pré-comercialização possuem curto espaço de tempo, menor tamanho e variação populacional e polimedicação limitada”.

Dando sequência, Dra. Evelinda Trindade falou sobre saúde baseada em evidência: o uso nas práticas clínicas. Um dos problemas apresentados pela farmacêutica é que há muitas definições e indefinições em relação ao que é evidência, por exemplo, como saber se um artigo tem mais evidência que outro que diz exatamente o contrário? Nesse sentido, segundo a ministrante, deve-se utilizar o artigo que mostrar que os seus resultados têm mais chance de serem reproduzidos.

Dra. Evelinda Trindade, Dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos Dra. Evelinda Trindade, Dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos Dra. Evelinda Trindade, Dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos

No período da tarde, Dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves e Dr. Felipe Tadeu Carvalho Santos falaram sobre atuação do farmacêutico na equipe multidisciplinar na Atenção Básica.

Dra. Maria Gabriela destacou o cuidado farmacêutico. “O cuidado constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Ele visa à educação em saúde e à promoção do uso racional de medicamentos por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde”.

Já Dr. Felipe Tadeu abordou a implementação do farmacêutico na equipe multidisciplinar. Ele apontou que o cenário da assistência farmacêutica na atenção básica ainda tem predomínio de atividades logística-administrativas, ações centradas no medicamento, atividades tecnicistas e pouco humanísticas e fragmentação das ações e serviços, mas que isso precisa mudar.

“O cuidado farmacêutico constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Visa à educação em saúde e à promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas e complementares, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde.”

 

 

Monica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.