11São Paulo, 18 de julho de 2017

O Espaço Âmbito Farmacêutico reuniu no 3º Encontro de Farmacêuticos Clínicos (em um dos seus quatro eventos simultâneos), profissionais interessados pela área para debater como o farmacêutico pode evitar o evento adverso. Entre os temas, os especialistas abordaram sangramento, quimioterápicos, antibioticoterapia, insuficiência renal e risco de queda.

Para iniciar, Dra. Nathália Ponte Ferraz falou sobre o sangramento e a oportunidade de atuação do farmacêutico com os anticoagulantes. Ela ressaltou que é papel do farmacêutico clínico conhecer as indicações de anticoagulação, saber as diferenças de cada anticoagulante, avaliar doses e tempo de tratamento, realizar monitoramento laboratorial, avaliar os riscos de sangramentos que o paciente apresenta, checar interações medicamentosas, avaliar receita/prescrição médica, e, é primordial educar os pacientes da importância da adesão medicamentosa e do exame, interação com dieta, medicamento, fitoterápicos, gestação, entre outros.

Dra. Renata Cristina Zanetti ministrou sobre exposição a quimioterápico e perda de eficácia terapêutica e orientação para quimioterapia via oral. Ela ressaltou que o paciente deve sempre estar no centro da atenção multiprofissional, além de estar envolvido no tratamento. “O medicamento oncológico possui margem pequena entre a dose mínima eficaz e a dose máxima (tolerada e não tóxica), o que gera um grande potencial para efeitos adversos, podendo gerar toxicidade importante ao paciente, ou ser o motivo da progressão da doença oferecendo risco ao paciente. ”

Segundo ela, para evitar o evento adverso, o farmacêutico clínico pode realizar um check list, cercando com todos os pontos dos possíveis problemas relacionados a medicamentos (PRMs), orientações verbais, reforçadas com folhetos explicativos, manter a ótica sobre o todo, identificando circunstâncias geradoras de PRMs, possibilitando atuação preventiva anterior à ocorrência do resultado clínico negativo, contribuindo dessa forma para o sucesso do plano terapêutico, realizar seguimento e acompanhamento do paciente, encontros educativos tanto com a equipe multidisciplinar como com os pacientes e envolver o paciente no tratamento.

Dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP e Dra. Nathália Ponte Ferraz Dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP e Dra. Nathália Ponte Ferraz Dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP e Dra. Nathália Ponte Ferraz

Na sequência, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide apresentou uma palestra sobre intervenção farmacêutica na antibioticoterapia, destacando a importância da assepsia. De acordo com ela, 20 a 50% das prescrições são inadequadas, o que cria resistência aos antimicrobianos, trazendo como consequência aumento da mortalidade, aumento da morbidade, prolongamento do tempo de internação e elevação dos custos de tratamento.

A intervenção farmacêutica nessa área tem como elementos principais o apoio à liderança e/ou profissional prescritor, a realização de ações de suporte, o acompanhamento da prescrição de antimicrobianos, e o foco na educação continuada ao paciente.

A insuficiência renal aguda por medicamentos foi o assunto trazido pela Dra. Jaqueline Pilon, que dividiu sua aula em injúria renal aguda, a injúria renal aguda por aciclovir, a injúria renal aguda por aminoglicosídeos, ototoxicidade por aminoglicosídeos, injúria renal aguda por vancomicina, ototoxicidade por vancomicina e nefropatia induzida por contraste iodado.

Dra. Renata Cristina Zanetti, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide e Dra. Jaqueline Pilon Dra. Renata Cristina Zanetti, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide e Dra. Jaqueline Pilon Dra. Renata Cristina Zanetti, Dra. Fernanda dos Santos Zenaide e Dra. Jaqueline Pilon

No período da tarde, Dra. Pamela Faustino falou sobre o risco de queda em idoso x delirium e a atuação do farmacêutico clínico. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que entre 28 e 35% das pessoas acima de 65 anos caem a cada ano, subindo essa proporção para 32% a 42% para as pessoas com mais de 70 anos.

Dra. Pâmela destaca que a utilização de medicamentos se apresenta como fator determinante e com boas perspectivas de controle de queda. Assim, é importante que o farmacêutico contribua verificando medicamentos que potencializam risco de queda em prescrição médica, revise a prescrição médica nas transições de cuidado, informe o paciente e acompanhante sobre os sintomas que ele pode sentir ao utilizar um medicamento que potencialize o risco de queda, comunique-se com o paciente e acompanhante sobre as alterações em prescrição médica que aumentem o risco de queda, avalie as interações medicamentosas. Crie alertas em sistemas eletrônicos de prescrição considerando grupos de maior risco e utilize escalas específicas para avaliação do risco de acordo com os medicamentos em uso.

Para finalizar, Dra. Simone Barbosa da Silva Bier falou sobre visita domiciliar e a adequação das formas farmacêuticas. Ela citou que o atendimento domiciliar pode ter caráter preventivo, terapêutico, reabilitador, de acompanhamento e cuidados paliativos.

“Entre os objetivos da visita domiciliar estão conhecer o domicílio e suas características ambientais, identificando socioeconômicas e culturais, verificar a estrutura e a dinâmica familiares, identificar fatores de risco individuais e familiares, prestar assistência ao paciente no seu próprio domicílio, especialmente em caso de acamados, auxiliar no controle e prevenção de doenças transmissíveis, agravos e doenças não transmissíveis, estimulando a adesão ao tratamento, medicamentoso ou não e promover ações de promoção à saúde, incentivando a mudança de estilo de vida.”

Dra. Pamela Faustino e Dra. Simone Barbosa da Silva BierDra. Pamela Faustino e Dra. Simone Barbosa da Silva BierDra. Pamela Faustino e Dra. Simone Barbosa da Silva Bier

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.