GT de Educação e OAB debatem modalidade 100% EaD na área de saúde

GT de Educação em reunião com representante da OAB na sede do Credito-3GT de Educação em reunião com representante da OAB na sede do Credito-3GT de Educação em reunião com representante da OAB na sede do Crefito-3São Paulo, 13 de julho de 2017.

A portaria do Ministério da Saúde, que autoriza o credenciamento de instituições de ensino superior para cursos de educação a distância (EaD) em Odontologia, foi tema de discussão entre OAB e o Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Fórum dos Conselhos Atividade Fim da Saúde (FCAFS). A reunião ocorreu em junho passado com a presença de membros do GT, entre eles a representante do CRF-SP, a conselheira Dra. Danyelle Marini.

A reunião teve a participação do advogado Dr. Antônio Carlos Delgado Lopes, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, que se mostrou receptivo quanto à adesão da entidade ao movimento já que participação da OAB foi solicitada pelo GT para que a formação dos profissionais de Saúde possa ser discutida mais amplamente.

“O CRO-SP não é contrário à utilização da ferramenta tecnológica da educação à distância, mas entende que sua adoção em 100% pode trazer sérios riscos à formação profissional e penalizar a saúde da população. Temos claro que a opção por EaD a 100% na saúde objetiva a mercantilização da educação e a maximização dos lucros do setor empresarial na área da saúde”, afirma o Dr. Marco Manfredini, secretário do Conselho.

No dia 23 de junho, o Conselho Federal de Odontologia publicou em seu site uma nota reafirmando a importância do ensino presencial para cursos de odontologia. Confira aqui.

Ao fim da reunião foi debatida também a questão da avaliação do egresso e do progresso e possíveis ações que os Conselhos e a OAB podem desenvolver para salvaguardar os riscos da saúde da população.

(Fonte: Portal CRO-SP)