Dr. Pedro Menegasso fala à imprensa sobre liberação

de medicamentos para emagrecer após sanção presidencial

 

Presidente do CRF-SP fala sobre o posicionamento da entidade sobre a liberação de medicamentos anorexígenosPresidente do CRF-SP fala sobre o posicionamento da entidade sobre a liberação de medicamentos anorexígenosSão Paulo, 26 de junho de 2017.

Em entrevista à rádio CBN, que foi ao ar nesta terça-feira, 27, o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, explicou o posicionamento da entidade em relação à sanção da lei que autoriza a produção, a comercialização e o consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol.

À reportagem, Dr. Pedro contou que na ocasião da proibição em 2011 o CRF-SP se posicionou contra a medida, defendendo, inclusive, a adoção de mecanismos de controle mais eficientes dessas substâncias, já que podem apresentar riscos, não sendo, no entanto, caso de proibição.

Ainda durante a entrevista, Dr. Pedro reforçou que cabe a Anvisa adotar mecanismos de controle e exigir que sejam obedecidos, como já ocorre com outros medicamentos como a talidomida, que só é disponibilizada mediante controle muito rigoroso.

Já a questão de o Congresso fazer um decreto legislativo para liberar esses medicamentos é vista com cautela pelo CRF-SP, apontou o presidente. “Entendemos isso como uma reação mediante a intransigência da Anvisa de proibir os anorexígenos, no entanto, é importante destacar que não cabe ao Congresso legislar quando é um assunto de regulação técnica”.

Clique aqui e ouça a reportagem na íntegra

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.