Farmacêuticos contribuem no cuidado de pacientes com asma

2017 06 21 Asma2017 06 21 AsmaSão Paulo, 21 de junho de 2017

A dificuldade no tratamento de pessoas com asma e o uso incorreto de medicamentos é um problema fatídico. Visto que a necessidade do controle sob a enfermidade é complicada, esse é um assunto que não deve permanecer em off. Dados divulgados pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia) revelam que a asma é responsável por 350 mil internações ao ano e é a quarta causa de hospitalização pelo Sistema Único de Saúde – SUS (IV Diretrizes para o Manejo da Asma/Jornal Brasileiro de Pneumologia).

Hoje, 21/06, Dia Nacional de Combate à Asma, o CFF alerta sobre a atuação efetiva dos farmacêuticos no cuidado às pessoas com asma. Destacando a eficácia da contribuição para que os pacientes obtenham os melhores resultados com os seus tratamentos e aumentem o conhecimento que têm sobre a doença e desenvolvam habilidade para utilização dos dispositivos inalatórios. A técnica de uso de alguns aparelhos é complexa, o que dificulta a adesão do paciente ao tratamento.

Atualização profissional

Neste sentido, o CRF-SP fornece pela Academia Virtual de Farmácia, a atualização online “Cuidados Farmacêuticos em Pacientes com Asma e DPOC”, que aborda sobre o manejo da asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com foco na atenção farmacêutica, farmacologia clínica e raciocínio clínico avançado, alinhado com guidelines de sociedades de pneumologia de âmbito internacional.

Clique aqui para acessar essa e outras atualizações online. É importante ressaltar que farmacêutico deve estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.