Após mudanças, vacinação contra a influenza termina nesta sexta-feira, 9 de junho


Após mudanças, vacinação contra a influenza termina nesta sexta-feira, 9 de junhoSão Paulo, 08 de junho de 2017.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza termina na sexta-feira, dia 9 de junho. Inicialmente planejada para que fosse encerrada no dia 26 de maio, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo.

No dia 5 de junho, outra importante mudança da campanha anunciada foi a liberação da vacina para toda a população, em qualquer faixa etária, e não apenas para grupos prioritários - crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde, mas, de acordo com Ricardo Barros, ministro da saúde, cada Estado tem autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias. Ele explicou que o inverno está muito próximo e que a população precisa tomar a vacina o quanto antes para que ela tenha efeito.

Das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, declarou Barros.

Segundo o ministério, a campanha não será mais prorrogada.

Segurança

A vacina disponibilizada pelo governo brasileiro protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal, de acordo com o ministério, é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe no Brasil vai do final de maio até agosto.

Assessoria de Comunicação
(Com informações do Ministério da Saúde)

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.