Dra. Gabrielle D’Arezzo comenta experiência após prêmio

Dra. Gabrielle D’Arezzo comenta experiência após prêmioDra. Gabrielle D’Arezzo comenta experiência após prêmioSão Paulo, 1º de junho de 2017.

Veja mais um depoimento de congressistas premiados em trabalhos científicos no Congresso Farmacêutico de São Paulo, edição de 2015. Desta vez, a Dra. Gabrielle D’Arezzo Pessente irá contar sua experiência por ter sido primeira colocada na categoria apresentação oral, o que representou um impulso em sua carreira acadêmica.

Hoje a Dra. Gabrielle é aluna de mestrado do Programa Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e colaboradora de pesquisa do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo - InCor HCFMUSP, e trabalha principalmente com genética de arritmias hereditárias. Acompanhe a entrevista:

Explique resumidamente qual foi o objetivo do seu trabalho?

O objetivo do estudo foi investigar as infecções hospitalares determinando o nível e a taxa endêmica dessas infecções e analisar dados para reconhecer tendências de infecções nosocomiais, locais envolvidos, patógenos nosocomiais e resistência antimicrobiana.

O que você fazia na ocasião? Só estudava ou também trabalhava?

Na ocasião eu era aluna especial de mestrado, tentava uma vaga no programa de pós-graduação em biotecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o assunto apresentado no congresso, em 2015, fez parte do meu projeto que seria desenvolvido na UFSCar. Quem me orientava era a Profa. Dra. Elisabeth Loshchagin Pizzolitto. Eu só estudava e, de vez em quando, me arriscava a dar uma aula ou outra nas disciplinas da Profa. Elisabeth ministradas na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) - Campus Araraquara.

O que faz atualmente? Onde mora? Quais objetivos profissionais?

Atualmente sou aluna de mestrado do Programa Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e colaboradora de pesquisa do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (InCor HCFMUSP). Trabalho principalmente com genética de Arritmias Hereditárias. Moro em São Paulo. Meu principal objetivo profissional é continuar na área acadêmica, sempre estudar e renovar o conhecimento, seguir ensinando e aprendendo, e, se possível, associar as áreas de genética e bacteriologia que são minhas duas paixões.

Como foi a experiência de apresentar o trabalho e ser premiada? Esperava por isso?

Desde a graduação, quando desenvolvi o meu primeiro projeto de pesquisa, me dedico em participar e enviar trabalhos para congressos e eventos. Espero sempre que eles sejam bem recebidos e que, de alguma forma, possam contribuir para alguma discussão e/ou prática clínica. Penso que o simples fato de um trabalho ser aceito em eventos já é um reconhecimento, transforma-se em gratificação e, dessa forma, toda a dedicação do dia a dia se torna significativa, dá força para querer continuar e contribuir para a comunidade científica levando o conhecimento sempre adiante.
Quanto à premiação, eu não esperava, nunca tinha sido premiada antes. Não pude estar presente na cerimônia de encerramento, quando o prêmio foi anunciado e acabei recebendo a noticia por telefone, através de uma amiga, Leiliane, que recebeu o prêmio de segundo lugar. Ela estava extremamente excitada e eu, nesse momento, entrei em êxtase, não sabia se ligava para minha família, para minha orientadora ou se corrida até o local do evento para pegar meu prêmio e agradecer aos organizadores. Foi uma experiência única.

Você recomenda que outros estudantes/pesquisadores também submeta trabalhos em Congressos?

Sem sombra de dúvidas todos deveriam “expor” seus trabalhos. São momentos em que aprendemos muito com as pessoas mais experientes, fazemos contatos importantes e também levamos ideias novas para agregar às nossas pesquisas.

Participe você também do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo submetendo seu trabalho científico. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho. Os resumos devem ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em nenhum congresso previamente e redigidos dentro da formatação descrita nas normas.

 

Clique aqui, veja o regulamento e inscreva-se.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.