Conselhos de saúde realizam seminário sobre ações interprofissionais e colaborativas

Público presente no Centro de Convenções RebouçasPúblico presente no Centro de Convenções RebouçasPúblico presente no Centro de Convenções RebouçasSão Paulo, 30 de maio de 2017.

Os 13 conselhos da área de saúde reuniram seus representantes na sexta-feira (26) para promover o 1º Seminário: A Prática Colaborativa Interprofissional. O evento, organizado pela Secretaria Estadual da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças, teve o objetivo de destacar a importância da prática interdisciplinar nos processos de saúde e aproximação dos conselhos com a finalidade de reduzir conflitos.

O seminário é resultado das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo Técnico Interprofissional (GTI), com o qual o CRF-SP colabora desde sua criação, em 2014, e mantém a dra. Lígia Costa, coordenadora de fiscalização externa do CRF-SP, e Dr. Pedro Menegasso, presidente, como representantes.

O secretário de saúde do Estado de São Paulo, David Uip, compareceu e falou sobre a relevância do encontro. “Sempre achei possível o trabalho multidisciplinar nas áreas de saúde. Eventualmente temos divergências, formas de pensar diferentes, mas temos que conversar e evoluir. A secretaria de saúde deposita uma grande expectativa nesse encontro. Daqui sairá outras possibilidades de coesão e de avanços na área de saúde”, disse o secretário.

A primeira mesa de debate abordou a importância da integração interprofissional e os desafios nas suas David Uip, secretário estadual de saúde de SPDavid Uip, secretário estadual de saúde de SPDavid Uip, secretário estadual de saúde de SPdimensões de educação, prática e regulação. Floracy Gomes Ribeiro, da Secretaria Estadual de Saúde e que integra o GTI, apresentou o cronograma do seminário e fez a mediação do debate.

Estavam presentes na mesa, Marina Peduzzi, professora livre-docente do departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Nildo Alves Batista, professor titular do departamento Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Fernando Aith, professor doutor do departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),

Dra Heliana Macedo, Dra. Lígia Costa, Dra. Marise Stevanato Bastos e Dr Luiz WestinDra Heliana Macedo, Dra. Lígia Costa, Dra. Marise Stevanato Bastos e Dr Luiz WestinDra Heliana Macedo, Dra. Lígia Costa, Dra. Marise Stevanato Bastos e Dr Luiz WestinNa parte da tarde houve a realização de três oficinas de trabalho onde os presentes se dividiram para discutir o tema da prática interprofissional sob a ótica da regulação, da prática e da educação. Além da Dra. Lígia, o CRF-SP contou com a presença da Dra. Marise Stevanato Bastos, coordenadora da Comissão Assessora de Educação, Dra Heliana Macedo, coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública, e Dr Luiz Westin, vice-coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar.

Das discussões, será elaborado um documento norteador da prática interprofissional, que será em breve divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos conselhos regionais da área da saúde.

Carlos Nascimento