Dra. Michelangela Caldas conta como foi ser premiada

Dra. Michelangela Caldas conta como foi ser premiadaDra. Michelangela Caldas conta como foi ser premiadaSão Paulo, 25 de maio de 2017.

Submeter trabalhos científicos em congressos pode representar uma mudança positiva na carreira acadêmica e profissional de qualquer farmacêutico. Imagine então ser premiado no maior congresso farmacêutico da América Latina e ver sua pesquisa publicada em uma revista internacional, de elevado conceito científico como a Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences.

Nesse espaço você irá acompanhar o depoimento de farmacêuticos premiados em 2015, no XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, e que relataram a transformação proporcionada pela experiência e como o reconhecimento da comunidade acadêmica resultou em avanços profissionais. Nesta semana, veja a história da Dra. Michelangela Caldas, que foi primeira colocada na categoria posters:

- Explique resumidamente qual foi o objetivo do seu trabalho?
O trabalho teve como objetivo avaliar a atividade proteolítica (ou seja, capacidade de quebra de proteínas em subunidade menores chamadas peptídeos) de duas espécies de lactobacilos (lactobacillus paracasei e lactobacillus rhamnosus) que foram adicionadas em soro de queijo tipo coalho de cabra. A atividade proteolítica desses micro-organismos foi avaliada porque o micro-organismo que mais promovesse a formação de peptídeos teria mais atividade de proteolise e esses peptídeos poderiam ter atividades biológicas como por exemplo melhora do transito intestinal e melhora da pressão arterial. A atividade biológica não foi estudada neste trabalho, mas este trabalho serviu de base para outra dissertação que está sendo desenvolvida no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

- O que você fazia na ocasião? Só estudava ou também trabalhava?
No ano do congresso era estudante de mestrado, no programa de mestrado em ciências farmacêuticas da UEPB e trabalhava como técnica de laboratório do NUPEA, no campus de Campina Grande.

- O que faz atualmente? Onde mora? Quais seus objetivos profissionais?
Atualmente atuo como docente no curso de medicina das Faculdades Integradas de Patos, localizada na cidade de Patos, Paraíba, e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Unifacisa), em Campina Grande. Além da atuação como docente, sou doutoranda no programa de ciências farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, Pernambuco. Atualmente resido em Campina Grande e como objetivos profissionais, pretendo terminar o doutorado e continuar na profissão de docente.

- Como foi a experiência de apresentar o trabalho e ser premiada? Esperava por isso?
A experiência de participar do Congresso foi muito enriquecedora, pois pude partilhar a minha pesquisa de mestrado com outros pesquisadores e ter contato com outras pesquisas desenvolvidas no Brasil. Ter o trabalho premiado foi uma surpresa muito boa e incentivadora, pois demonstra que estamos no caminho certo no desenvolvimento de pesquisas relevantes e que tragam benefícios futuros à sociedade.

- Você ganhou algum reconhecimento depois da premiação?
Ganhei, além da minha satisfação pessoal por ter um trabalho premiado, o reconhecimento da minha orientadora, do programa de mestrado em Ciências Farmacêuticas da UEPB e do NUPEA, onde foram desenvolvidas boa parte das análises do projeto.

-Você recomenda que outros estudantes/pesquisadores também submetam trabalhos em Congressos?
Recomendo, pois é uma experiência enriquecedora para quem gosta de pesquisa e pretende seguir uma vida acadêmica/pesquisadora.

Participe você também do XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo submetendo seu trabalho científico. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho. Os resumos devem ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em nenhum congresso previamente e redigidos dentro da formatação descrita nas normas.

Clique aqui, veja o regulamento e inscreva-se.

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.