Setor movimentou cerca de R$ 1 bilhão em 2016

 

Dr. Pedro Eduardo Menegasso (CRF-SP), João Carlos Basílio (ABIPHPEC), Dra. Vânia Leite (ABC Cosmetologia), João Paulo Picolo (Nurnbergmesse Brasil) e Antonio Calcagnotto (Abipla) e Hugo Chaluleu (ABAS) Dr. Pedro Eduardo Menegasso (CRF-SP), João Carlos Basílio (ABIPHPEC), Dra. Vânia Leite (ABC Cosmetologia), João Paulo Picolo (Nurnbergmesse Brasil) e Antonio Calcagnotto (Abipla) e Hugo Chaluleu (ABAS) Dr. Pedro Eduardo Menegasso (CRF-SP), João Carlos Basílio (ABIPHPEC), Dra. Vânia Leite (ABC Cosmetologia), João Paulo Picolo (Nurnbergmesse Brasil) e Antonio Calcagnotto (Abipla) e Hugo Chaluleu (ABAS) São Paulo, 23 de maio de 2017.

Um bilhão de reais, essa foi a movimentação do mercado brasileiro de cosméticos em 2016. Atualmente o terceiro mercado do mundo, o Brasil só está atrás de Estados Unidos e China quando se fala em Cosmetologia. Para capacitar os profissionais e mostrar o que de mais inovador há no setor, a Associação Brasileira de Cosmetologia abriu nesta manhã os trabalhos do 30º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Realizado de 23 a 25 de maio no São Paulo Expo, na zona sul da capital, o Congresso pretende reunir as principais tendências do setor, com discussões de temas técnicos, científicos, comerciais e futuristas. O presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, foi um dos convidados para a mesa de abertura e ressaltou a parceria entre as entidades. “A ABC vem fazendo um trabalho maravilhoso nessa área, preocupada com questão técnico-cientifica, com o desenvolvimento tecnológico, mas principalmente com a capacitação de pessoas que atuam na área”.

A expectativa de público é de 7.500 participantes A expectativa de público é de 7.500 participantes A expectativa de público é de 7.500 participantes

Dr. Pedro destacou também a atuação do farmacêutico na área. “Os farmacêuticos cada vez mais atuam, se interessam, pesquisam e estudam a cosmetologia. Atravessamos uma crise no país, mas se existe um setor que sempre resistiu à crise, que sempre foi positivo foi a cosmetologia. Nas piores crises, as pessoas não deixam de investir na aparência, na aparência, cuidados com o corpo. Cada vez mais entendem o cosmético como saúde, por isso que nós, farmacêuticos, nos envolvemos tanto nessa área. É uma grande honra estar integrado nesse trabalho”.

Já Dra. Vânia Leite, que é farmacêutica e atual presidente da ABC Cosmetologia falou da evolução do Congresso ao longo de 30 edições. “Vimos uma evolução grande, unificamos salas e intensificamos o programa internacional para haver troca de experiência, sempre ouvindo os profissionais participantes como farmacêuticos e químicos”.

Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP e Dra. Vânia Leite, presidente da ABC Cosmetologia Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP e Dra. Vânia Leite, presidente da ABC Cosmetologia Dr. Pedro Eduardo Menegasso, presidente do CRF-SP e Dra. Vânia Leite, presidente da ABC Cosmetologia

Como farmacêutica à frente de uma das principais entidades do setor ela fala da importância do farmacêutico. “Ele é o profissional ideal para trabalhar nessa área. Na nossa grade curricular da graduação tem a matéria de cosmetologia, sou professora de cosmetologia na Unifesp no curso de Farmácia. A área cosmética possui uma gama enorme de possibilidades, a gente pode trabalhar desde a área de produção, controle, testes de eficácia e segurança, pesquisa, marketing, gerente de produtos, abordagem com o consumidor, atuar na parte biológica, de interação. É uma profissão que possibilita ao farmacêutico várias áreas diferentes de atuação, que promove para nós uma oportunidade muito grande.

Outro destaque foi em relação à quantidade de indústrias cosméticas no Estado de São Paulo, são cerca de 2 mil registradas oficialmente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.