Confira o apoio do CRF-SP ao uso racional de medicamentos

 

São Paulo, 12 de maio de 2017.

A Semana de Uso Racional de Medicamentos foi marcada pelo engajamento dos farmacêuticos em uma série de ações com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre os riscos da automedicação, além de homenagens a profissionais que muito contribuem para a Farmácia. A Semana está incluída no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, de acordo com a Lei 16.448/16, de autoria da vereadora Edir Sales.

Confiras as ações:

Campanha “Uso racional de medicamentos. Eu apoio”

Entre os destaques da semana está a campanha que mobilizou não apenas farmacêuticos, mas profissionais de diversas áreas, estudantes e até personalidades a tirarem fotos com a placa “Uso racional de medicamentos. Eu apoio”. As fotos postadas publicamente no facebook com a #URM foram compartilhadas na fanpage oficial do CRF-SP.
O nosso muito obrigado aos participantes. Contamos com vocês nas próximas campanhas!

Confira (clique nas fotos para ampliá-las) 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

No dia 5/05, os alunos do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP levaram orientação sobre uso racional de medicamentos aos frequentadores do restaurante central da Cidade Universitária, localizado ao lado da Farmácia Universitária da USP (Farmusp). Sob coordenação das docentes dra. Sílvia Storpirtis e dra. Maria Aparecida Nicoletti, respectivamente coordenadora e farmacêutica-responsável da Farmusp, os acadêmicos aproveitaram o movimento intenso do horário de almoço para abordar as pessoas e transmitir conceitos importantes sobre o uso correto, armazenamento e descarte de medicamentos, entre outras informações.

Acadêmicos e professoras da Farmusp orientam sobre o uso racional de medicamentos na Cidade UniversitáriaAcadêmicos e professoras da Farmusp orientam sobre o uso racional de medicamentos na Cidade UniversitáriaAcadêmicos e professoras da Farmusp orientam sobre o uso racional de medicamentos na Cidade Universitária

Câmara Municipal de São Paulo

Quem passou pelo hall da Câmara Municipal de São Paulo no dia 8/05 recebeu orientação farmacêutica para melhor utilizar os medicamentos. Vereadores, funcionários e munícipes foram orientados pelos farmacêuticos e receberam um folder orientativo com dicas sobre os riscos de interação, formas de conservação e outras informações.

Entre os casos estava o de dona Neuza do Santos Germano, aposentada de 63 anos, que tinha um verdadeiro arsenal de medicamentos na bolsa. O farmacêutico que atua na Prefeitura de São Paulo, dr. Felipe Guareschi Pedreira identificou que ela estava tomando cinco medicamentos ao mesmo tempo, sendo que dois para o mesmo problema: controle da pressão arterial. “Ela deveria tomar 50 g e estava tomando 75g porque passou em especialistas diferentes e ambos prescreveram o mesmo medicamento. Alguns estavam vencidos e a orientei a devolvê-los na UBS onde retirou”.

Vereadores, funcionários e munícipes foram orientados por farmacêuticos Vereadores, funcionários e munícipes foram orientados por farmacêuticos Vereadores, funcionários e munícipes foram orientados por farmacêuticos

Homenagem e informação

O CRF-SP realizou na Câmara Municipal de São Paulo, em 8/5, uma sessão solene em homenagem à semana e a duas personalidades da área por suas atuações de destaque em prol do uso racional de medicamentos: Profa. Dra. Silvia Storpirtis, professora e coordenadora da Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e o Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba. A programação contou também com o Seminário Uso racional de medicamentos, ministrado pela dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP.

Diretoria e homenageados na Câmara Municipal de São PauloDiretoria e homenageados na Câmara Municipal de São PauloDiretoria, homenageados e convidados na Câmara Municipal de São Paulo

 

 

 

 

 

 

  

 

 

Seccional Zona Sul

O diretor regional da Seccional da Zona Sul, dr. Gustavo Lemos Guerra, apresentou na manhã do dia 10/05, palestra para um grupo de policiais militares do 12º Batalhão da PM, no bairro Campo Belo, na capital. A apresentação abordou e esclareceu dúvidas sobre medicamentos tarjados e não tarjados, prescrição farmacêutica, problemas decorrentes da automedicação, intoxicação medicamentosa e as formas corretas de armazenamento e descarte de medicamentos, entre outras questões.

Dr. Gustavo Lemos Guerra ministrou a palestra para policiais militares Dr. Gustavo Lemos Guerra ministrou a palestra para policiais militares Dr. Gustavo Lemos Guerra ministrou a palestra para policiais militares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Seccional Zona Leste

Para finalizar as ações da Semana de Uso Racional de Medicamentos, a Seccional Leste, realizou em 11/05, na Prefeitura Regional da Penha, na capital, serviços como aferição de pressão de arterial, medição de glicemia capilar e orientação farmacêutica. Ao todo, foram atendidas mais de 50 pessoas entre munícipes e funcionários, que participaram também de uma palestra sobre uso racional de medicamentos, ministrada pela diretora regional dra. Alessandra Brognara. Ela ressaltou a importância de identificar o farmacêutico na farmácia, além de alertar sobre o risco de interações e intoxicações, diferenciar os tipos de tarja dos medicamentos e muito mais. Dra. Alessandra também se reuniu com o prefeito regional da Penha, Jurandir Junior, e apresentou algumas demandas da região.

 Farmacêuticos prestaram serviços na zona leste Farmacêuticos prestaram serviços na zona leste Farmacêuticos prestaram serviços na zona leste

 

Monica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.