Solenidade na Câmara homenageia data

Público prestigiou os homenageados da noite Público prestigiou os homenageados da noite Público prestigiou os homenageados da noite São Paulo, 9 de maio de 2017

O CRF-SP e a Câmara Municipal de São Paulo realizaram na última segunda-feira, 8/5, uma sessão solene em homenagem à primeira Semana do Uso Racional de Medicamentos, criada pela Lei Municipal nº 16.448/16, de autoria da vereadora Edir Sales, com suporte técnico e idealização do conselho, que tem por objetivo conscientizar a população paulistana sobre os riscos da automedicação, a importância do uso racional de medicamentos e do farmacêutico para a sua promoção.

Participaram do evento a diretoria e os conselheiros do CRF-SP, a vereadora Edir Sales, outras autoridades e profissionais de diversas áreas da Farmácia.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, trata-se de uma legislação para marcar um tema e criar uma conscientização. “É uma semana que temos para refletir sobre o tema e é importante que o CRF-SP utilize essa data para trazer debates e reflexões junto a população, mas também para mobilizar as autoridades sobre a importância desse uso racional.”

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro da entidade, ressaltou que a questão do uso racional de medicamento está alinhada com política pública. “O medicamento pode trazer sérias consequências na saúde das pessoas se usado de forma errada, mas também se prescrito erroneamente. E esse é o papel do farmacêutico para saúde pública. Orientar sobre como fazer o bom uso desse medicamento, mas também corrigir algum possível erro”, apontou.

Dr. Antonio Geraldo, secretário-geral, lembrou que quando a casa do povo, a Câmara Municipal, e a casa do farmacêutico se unem para uma luta tão importante o maior beneficiado é a população. “O conselho já venceu grandes batalhas com o trabalho de todos e quando isso ocorre na casa do povo é uma grande honra para nós.”

Dra. Silvia Storpirtis (homenageada), dr. Antonio Geraldo dos Santos (secretário-geral do CRF-SP), dra. Dirce Cruz Marques (representante da secretaria municipal da Saúde), dr. Pedro Eduardo Menegasso (presidente do CRF-SP), vereadora Edir Sales (vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo), dra. Primavera Borelli (representante da USP), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Fernando Del Fiol (homenageado)Dra. Silvia Storpirtis (homenageada), dr. Antonio Geraldo dos Santos (secretário-geral do CRF-SP), dra. Dirce Cruz Marques (representante da secretaria municipal da Saúde), dr. Pedro Eduardo Menegasso (presidente do CRF-SP), vereadora Edir Sales (vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo), dra. Primavera Borelli (representante da USP), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Fernando Del Fiol (homenageado)Dra. Silvia Storpirtis (homenageada), dr. Antonio Geraldo dos Santos (secretário-geral do CRF-SP), dra. Dirce Cruz Marques (representante da secretaria municipal da Saúde), dr. Pedro Eduardo Menegasso (presidente do CRF-SP), vereadora Edir Sales (vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo), dra. Primavera Borelli (representante da USP), dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Fernando Del Fiol (homenageado)

Foram homenageados na noite duas personalidades da área por suas atuações de destaque em prol do uso racional de medicamentos: Profa. Dra. Silvia Storpirtis, professora e coordenadora da Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e o Prof. Dr. Fernando de Sá Del Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba.

Dra. Silvia falou que é uma grande honra receber a condecoração. “Essa é uma situação totalmente nova, pois trata-se de uma lei municipal do ano passado que demonstra a importância do uso racional de medicamentos, o cerne da profissão. Me sinto muito honrada pela homenagem e isso só me traz mais motivação para continuar com meu trabalho. ”A vereadora Edir Sales, prof. Silvia Storpirtis e dr. Pedro Eduardo MenegassoA vereadora Edir Sales, prof. Silvia Storpirtis e dr. Pedro Eduardo MenegassoA vereadora Edir Sales, prof. Silvia Storpirtis e dr. Pedro Eduardo Menegasso

Dr. Del Fiol também agradeceu a lembrança pelo seu trabalho pela profissão. “É fundamental uma ação que divulgue que medicamento tem que ser usado com cautela, com racionalidade, para que não seja maléfico para o paciente”.

A vereadora Edir Sales, prof. Fernando del Fiol e dr. Pedro Eduardo MenegassoA vereadora Edir Sales, prof. Fernando del Fiol e dr. Pedro Eduardo Menegasso

A programação da solenidade também contou com o Seminário Uso Racional de Medicamentos, ministrado pela assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad. “É essencial uma data como essa para que haja sensibilização da população sobre a orientação adequada para o uso de medicamento. Muitas vezes as pessoas tomam o medicamento de forma aleatória e não percebem como isso pode prejudicar suas saúdes”, afirmou dra. Amouni.

Dr. Amouni Mourad apresentou a palestra sobre uso racional de medicamentosDr. Amouni Mourad apresentou a palestra sobre uso racional de medicamentosDr. Amouni Mourad apresentou a palestra sobre uso racional de medicamentos

Monica Neri