Em Americana, Justiça Federal reitera presença obrigatória de farmacêuticos na rede pública de saúde

 

Em Americana, Justiça Federal reitera presença obrigatória de farmacêuticos na rede pública de saúdeEm Americana, Justiça Federal reitera presença obrigatória de farmacêuticos na rede pública de saúdeSão Paulo, 3 de maio de 2017.

A Justiça Federal decidiu em favor da presença de farmacêuticos nas unidades de saúde de Americana, interior de São Paulo, de acordo com decisão publicada no dia 6 de abril passado. O município havia impetrado mandado de segurança contra o CRF-SP após ser autuado por permitir, em sua farmácia central, que atividades privativas do farmacêutico fossem realizadas sem a presença de pessoa habilitada legalmente.

Uma das razões apresentadas pela impetrante na ação é que o local mencionado possui “somente dispensário de medicamento, atualmente do componente Especializado da Assistência Farmacêutica – Programa de Alto Custo”, motivo pelo qual “somente entrega o medicamento ao paciente e que a dispensação propriamente dita (receber a receita médica e fornecer o medicamento prescrito) é atribuição da DRS-7, na cidade de Campinas, que possui farmacêutico responsável”, entre outras justificativas.

No entanto, a juíza federal Sílvia Figueiredo Marques indeferiu a liminar pleiteada citando os artigos 3º, 4º, 5º e 6º da Lei nº 13.021/14, reiterando que “as farmácias de qualquer natureza devem ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento, mesmo não havendo manipulação de medicamentos, já que prestam serviços destinados a assistência farmacêutica”.

Alegou, ainda, que “o autor, ao manter uma farmácia central, para distribuição de medicamentos, deve manter responsável técnico farmacêutico durante o período em que estiver em funcionamento, já que a necessidade de que o farmacêutico esteja presente para esclarecer as pessoas é relevante para a preservação da saúde da própria população”.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.