Secretário da Saúde de SP garante que não haverá fechamento das farmácias públicas

 

 

DSC 0229DSC 0229Participantes da Audiência Pública na Câmara Municipal de São PauloSão Paulo, 5 de abril de 2017

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo realizou nessa quarta-feira, 5/4, Audiência Pública para debater as questões sobre prestação de contas das ações e execução orçamentária da Secretaria de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), convocação de aprovados nos concursos públicos de 2013 e questões referentes a possíveis mudanças na distribuição de medicamentos pelas farmácias das Unidades Básicas de Saúde da cidade, assunto que mais repercutiu durante a sessão.

Participaram os vereadores Rute Costa (presidente da Comissão), Milton Ferreira, Adriana Ramalho, Gilberto Nascimento, Juliana Cardoso, Sâmia Bonfim, Edir Sales, Alessandro Guedes, e o secretário da Saúde, dr. Wilson Pollara e representantes de entidades das áreas envolvidas, entre elas, o CRF-SP, representado pelo seu diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, pela procuradora do CRF-SP, dra. Karin Sasaki e pelo gerente das Secretarias dos Colaboradores do CRF-SP, dr. Marcelo Cunha, além de profissionais e munícipes de São Paulo.

DSC 0240DSC 0240Dr. Marcos Macado, diretor-tesoureiro do CRF-SPDurante sua exposição, dr. Marcos Machado reafirmou a posição do CRF-SP em defesa da Assistência Farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou a importância do papel do farmacêutico na Saúde Pública.

“O farmacêutico do SUS tem uma atuação ampla dentro da assistência farmacêutica municipal. Ele é o responsável pela dispensação de medicamentos, orientação farmacêutica, pelo gerenciamento das ferramentas tecnológicas ligadas aos medicamentos, pelas avaliações e propostas de revisão da Remume, por acompanhamentos clínicos, entre outros. Atualmente e cada vez mais o farmacêutico do SUS também faz parte da equipe multidisciplinar do município e quando há uma dificuldade de prescrição médica e até mesmo um erro de prescrição, com auxílio do farmacêutico, isso pode ser corrigido rapidamente”, ressaltou.

DSC 0186DSC 0186Dr. Wilson Pollara, secretário da Saúde de São PauloO secretário da Saúde garantiu que não haverá fechamento das farmácias ou dispensa dos farmacêuticos que atuam no SUS e discorreu sobre problemas com o abastecimento e logística dos medicamentos nas farmácias do município. “As farmácias das Unidades Básicas de Saúde de São Paulo não serão fechadas, assim como os farmacêuticos que atuam nas mesmas não serão dispensados”, apontou.  

 

Monica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.