Abertas inscrições para experiências em saúde de adolescentes e jovens e projetos sobre segurança do paciente

 

Abertas inscrições para experiências em saúde de adolescentes e jovens e projetos sobre segurança do pacienteSão Paulo, 28 de março de 2017.

Está aberto o prazo para a inscrição de experiências exitosas no Laboratório de Inovação na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e de iniciativas bem-sucedidas no Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas de Segurança do Paciente na Saúde Suplementar Brasileira. Ambas as seleções encerram o período de participação no dia 10 de maio. O objetivo é identificar e valorizar práticas inovadoras voltadas para esses dois temas.

Saúde de jovens e adolescentes

A seleção é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Ministério da Saúde brasileiro. Poderão se inscrever no projeto as experiências inovadoras na atenção aos adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (20 a 24 anos), que estejam finalizadas ou em curso, com resultados parciais. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link.

Cinco eixos serão considerados: a proteção e o cuidado de adolescentes na Atenção Básica; a participação juvenil; a integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão no Sistema Socioeducativo; a educação permanente de profissionais de saúde; e a interculturalidade de profissionais de saúde.

Serão admitidas para análise apenas as experiências enviadas por instituições nacionais, que deverão apresentar uma descrição dos fatores que favoreceram e/ou dificultaram seu desenvolvimento nas dimensões do contexto, estratégias e características de liderança. Os trabalhos selecionados serão apresentados em congressos de saúde e farão parte da publicação “Navegador SUS”.

Segurança do paciente

O prazo de inscrição para a primeira edição do Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas de Segurança do Paciente na Saúde Suplementar Brasileira também está aberto. O processo seletivo é realizado pela OPAS/OMS e pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e vai priorizar projetos já implementados, baseados em evidências científicas – e que contribuem para a qualidade da assistência e para a segurança do paciente.

Serão consideradas quatro categorias: inovação e segurança do paciente no Brasil; comunicação em segurança do paciente; aprendizado em segurança do paciente; e núcleo de segurança do paciente do ano. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 10 de maio. Basta preencher o formulário de inscrição disponível no site www.apsredes.org e enviá-lo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão aceitos somente trabalhos vinculados a alguma instituição.

Haverá uma iniciativa vencedora em cada tema. As selecionadas serão apresentadas em um seminário previsto para o segundo semestre deste ano e farão parte de uma publicação conjunta da OPAS/OMS e ANS. Os trabalhos escolhidos também receberão um certificado com reconhecimento de qualidade.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(Fonte: Portal da Opas/OMS)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.