SAF 2017 levará orientação sobre uso racional de medicamentos às escolas

 

SAF 2017 levará orientação sobre uso racional de medicamentos às escolasSAF 2017 levará orientação sobre uso racional de medicamentos às escolasSão Paulo, 20 de março de 2017.

O CRF-SP realizou no sábado, 11, o lançamento da Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) de 2017, cujo tema é "Ostentação de remédio NÃO. Converse com um farmacêutico". Desta vez, o objetivo da ação é orientar o público, ainda em fase escolar, sobre a importância do uso racional de medicamentos, com foco nos cuidados com a utilização, armazenamento e descarte corretos, sempre sob acompanhamento do farmacêutico.

A SAF é um projeto do CRF-SP com base na Lei Estadual 10.687/00, para levar anualmente a estudantes orientações sobre temas importantes relacionados à saúde, por meio de palestras ministradas por farmacêuticos voluntários. A capacitação do fim de semana é o ponto de partida para dar início aos trabalhos em 2017.

Durante a apresentação, a conselheira do CRF-SP e coordenadora do Grupo Técnico de Ações na à Comunidade (GTAC), dra. Luciana Canetto, detalhou como se deu a escolha do tema deste ano, que levou em consideração as sugestões de farmacêuticos que ministram palestras da SAF e das escolas participantes nos últimos anos.

Dra. Luciana explicou que o tema é oportuno para a SAF por envolver profissionais que são especialistas em medicamentos. A ideia é inserir, na educação das crianças e adolescentes, o alerta sobre os riscos que o uso incorreto de medicamentos pode causar à saúde, podendo, até mesmo, agravar o quadro da doença.

“Estudos mostram que cerca de 30% das intoxicações são causadas por medicamentos. O farmacêutico é apontado como um importante educador em saúde e exerce um papel fundamental na promoção e proteção à saúde, orientando sobre o uso de medicamentos, suas consequências e seus benefícios. A automedicação pode ser perigosa, principalmente quando o medicamento é utilizado em quantidade errada e por tempo inadequado. Por isso, é muito importante se informar com o farmacêutico”.Dra. Luciana Canetto, coordenadora do Grupo Técnico de Ações na à Comunidade (GTAC)Dra. Luciana Canetto, coordenadora do Grupo Técnico de Ações na à Comunidade (GTAC)Dra. Luciana Canetto, coordenadora do Grupo Técnico de Ações na à Comunidade (GTAC)

Participe da SAF!

O CRF-SP promove capacitações presenciais ao longo do ano para profissionais interessados em participar da SAF e, além de uma capacitação online, que estará disponível em breve na Academia Virtual de Farmácia. Fique atento nas redes sociais e portal do CRF-SP ou procure a seccional mais próxima de sua casa para verificar as datas e horários das capacitações.

As escolas que desejarem receber as palestras da SAF podem entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) do CRF-SP pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.