Dr. Marcos Machado, dr. Pedro Eduardo Menegasso e dr. Antonio Geraldo durante a reuniãoDr. Marcos Machado, dr. Pedro Eduardo Menegasso e dr. Antonio Geraldo durante a reuniãoDr. Marcos Machado, dr. Pedro Eduardo Menegasso e dr. Antonio Geraldo durante a reuniãoSão Paulo, 9 de favereiro de 2017

O CRF-SP promoveu na noite da última quarta-feira, 8 de fevereiro, em sua sede, na capital, reunião com farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde para debater a mudança estrutural no sistema de distribuição de medicamentos anunciada pela Prefeitura de São Paulo. Durante a reunião, a diretoria relatou aos profissionais presentes as informações preliminares obtidas em audiência realizada em 7 de fevereiro com o secretário municipal de Saúde, dr. Wilson Pollara.

Os farmacêuticos presentes na reunião expuseram suas principais dúvidas e pontos de vista sobre o tema à diretoria, que ouviu atentamente e registrou os questionamentos feitos pelos profissionais.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, o diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, e o secretário geral, dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Júnior, reafirmaram a posição do Conselho em defesa da Assistência Farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontaram que o objetivo da reunião foi alinhar a posição da categoria, entender as principais dificuldades e as alternativas sugeridas para posterior discussão com a Secretaria de Saúde.

“Defendemos a profissão e o trabalho do farmacêutico como essencial para melhoria da qualidade de atendimento à população”, apontou dr. Pedro.

Dr. Marcos ressaltou que quando há medicamentos nas farmácias das unidades básicas de saúde, o trabalho do farmacêutico é essencial. "Se há falta, não é culpa do profissional, mas, sim, do sistema que não funciona".

Posicionamento
Embora as informações a respeito das mudanças na distribuição de medicamentos ainda não tenham sido anunciadas de forma oficial, o CRF-SP reitera sua posição em defesa incondicional à Assistência Farmacêutica, à importância do farmacêutico para a saúde pública, aos princípios do SUS e às normas vigentes.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.