Ref. Proposições da Prefeitura de São Paulo com relação à Assistência Farmacêutica Municipal

São Paulo, 3 de fevereiro de 2017

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo está atento às iniciativas/proposições da atual Gestão da Prefeitura do Município de São Paulo com relação à Assistência Farmacêutica Municipal.

Após reunião com a Comissão Assessora de Saúde Pública, a Diretoria do CRF-SP definiu que, como em todas as ações realizadas por esta Entidade, defenderá o interesse da população e da saúde pública no que diz respeito ao direito de acesso à Assistência Farmacêutica de qualidade.

Entendendo que Assistência Farmacêutica é um processo mais amplo e complexo do que o simples acesso ao medicamento, e deve estar pautada no Uso Racional do Medicamento – que tem como condição imprescindível a participação efetiva do farmacêutico – o CRF-SP definiu que:

1) A primeira iniciativa será o contato e aproximação com o Gestor Público com os objetivos de entender seu projeto e o esclarecer sobre todas as questões pertinentes à Assistência Farmacêutica;

2) O foco da argumentação será técnico destacando como o farmacêutico pode contribuir positivamente em todos os aspectos do ciclo da assistência farmacêutica, desde a aquisição, logística e dispensação do medicamento.

Nossa política de aproximação com gestores tem se demonstrado eficiente, visto que, por exemplo, com iniciativas como o GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios), o CRF-SP tem colaborado com o crescimento e melhoria da eficiência da Assistência Farmacêutica em diversos municípios do Estado de São Paulo, refletindo no aumento de 76% no número de farmacêuticos que atuam no setor público no período de 2012 a 2016.
Reiteramos que o CRF-SP é uma Entidade que tem a função precípua de defesa da Saúde Pública e estamos nos movimentando, contando com todos os farmacêuticos que se dispuserem a colaborar nessa defesa e valorizar a profissão.