Presidente do CRF-SP debate sobre serviços clínicos em Jornada Farmacêutica

Dr. Francisco Jr, coordenador do curso de Farmácia da Anhanguera, dr. Pedro E. Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Cido, presidente da Câmara dos Vereadores de Taboão da SerraDr. Francisco Jr, coordenador do curso de Farmácia da Anhanguera, dr. Pedro E. Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Cido, presidente da Câmara dos Vereadores de Taboão da SerraDr. Francisco Jr, coordenador do curso de Farmácia da Anhanguera, dr. Pedro E. Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Cido, presidente da Câmara dos Vereadores de Taboão da SerraSão Paulo, 23 de novembro de 2016.

Todas as possibilidades de atuação clínica do farmacêutico foi o tema central da palestra do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, na IV Jornada Farmacêutica do Centro Universitário Anhanguera, unidade Campo Limpo. Durante o encontro com os acadêmicos de Farmácia, que aconteceu em 22/11, dr. Pedro contextualizou a prestação de serviços em alguns países em comparação ao Brasil.

Dr. Pedro também abordou os marcos regulatórios do setor, com destaque as resoluções do Conselho Federal de Farmácia que regulamentam as atribuições clínicas do setor e a lei 13.021/14, considerada a mais importante da categoria, já que reconhece a farmácia como estabelecimento de saúde e, entre outras, estabelece a autonomia técnica do farmacêutico. “No Brasil, a legislação é mais adiantada do que a realidade. No entanto, vivemos um novo contexto da prática farmacêutico com o foco no paciente”, destacou.

Dr. Francisco e dr. Pedro e os diretores regionais de Osasco, dra. Marcia Tiemi e da zona sul, dr. Gustavo Guerra Dr. Francisco e dr. Pedro e os diretores regionais de Osasco, dra. Marcia Tiemi e da zona sul, dr. Gustavo Guerra Dr. Francisco e dr. Pedro e os diretores regionais de Osasco, dra. Marcia Tiemi e da zona sul, dr. Gustavo Guerra

Para o coordenador do curso de Farmácia, unidade Campo Limpo, dr. José Francisco Correia Junior, a semana tem por objetivo abrir mais os horizontes do aluno, trazendo palestrantes que falem de áreas que não estamos muito habituados. “Além do dr. Pedro para falar sobre serviços clínicos, teremos uma farmacêutica que atua com clínica oncológica, já tivemos um farmacêutico que falou sobre estética, varejo e assim vamos expandindo”.

O diretor do Centro Universitário Anhanguera, Campo Limpo, Sérgio Leal ressaltou que a jornada complementa a formação do aluno. “Temos essa preocupação porque além da sala de aula e laboratórios esses eventos trazem mais informação, é uma oportunidade de os alunos conhecerem profissionais que estão no mercado e representam a profissão”.

Paralelamente às palestras, também aconteceu a exposição dos trabalhos de conclusão de curso dos primeiros formandos do curso de Farmácia da faculdade.

Dr. Pedro falou sobre serviços clínicos aos acadêmicos de FarmáciaDr. Pedro falou sobre serviços clínicos aos acadêmicos de FarmáciaDr. Pedro falou sobre serviços clínicos aos acadêmicos de Farmácia

Thais Noronha