Prática será na Rede de Atenção Básica e de Especialidades

 

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo institui Cuidado FarmacêuticoSecretaria Municipal de Saúde de São Paulo institui Cuidado FarmacêuticoSão Paulo, 11 de novembro de 2016.

Com o objetivo de melhorar os resultados terapêuticos individuais e coletivos em saúde por meio de ações clínicas do farmacêutico integradas à equipe multiprofissional, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) instituiu o Cuidado Farmacêutico na Rede de Atenção Básica e de Especialidades, por meio das Portaria 1918/2016 - SMS.G., publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 27 de outubro de 2016.

De acordo com o texto, Cuidado Farmacêutico é ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção, e recuperação da saúde e prevenção de agravos. Visa à educação em saúde e à promoção do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, de terapias alternativas e complementares, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e das atividades técnico-pedagógicas voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade e à equipe de saúde.

O documento define as diretrizes para organização do serviço farmacêutico, conciliando atividades clínicas e administrativas para promover o desenvolvimento de ações voltadas ao Cuidado Farmacêutico nas unidades da rede básica e de especialidades da SMS-SP. Além disso, o objetivo também é promover o uso racional de medicamentos junto aos prescritores, equipes de saúde e a comunidade, englobando ações de educação em saúde e farmacovigilância.

 

Clique e confira a Portaria 1918/2016 - SMS.G na íntegra: 

Parte 1 

 

Parte 2 

 

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.