Evento promove workshops de casos clínicos de terapias da Medicina Tradicional Chinesa

 

Demonstração da técnica de cranioacupuntura durante workshop de terapias da MTCDemonstração da técnica de cranioacupuntura durante workshop de terapias da MTCDemonstração da técnica de cranioacupuntura durante workshop de terapias da MTCSão Paulo, 24 de outubro de 2016.

O VI Seminário de Acupuntura do CRF-SP foi um dos eventos que integraram a terceira edição do III Espaço Âmbito Farmacêutico. Os destaques do evento foram dois workshops de casos clínicos, um sobre auriculoterapia, estética e fitoterapia, e o outro sobre cranioacupuntura, laserterapia e ventosaterapia, que, juntamente como a acupuntura, são terapias que reúnem conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos da antiga Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Antes dos workshops, o dr. Edson Penachin apresentou uma introdução dos conceitos e técnicas da acupuntura. Na sequência, o dr. José Ricardo Domingues apresentou sua experiência na acupuntura estética e como a técnica pode melhorar no tônus muscular, ativar a circulação sanguínea, linfática e energética da pele, abrandar marcas e rugas de expressão, favorecer o rejuvenescimento e o aumento da viçosidade da pele, diminuir o tecido adiposo localizado e reduzir de forma considerável a celulite, além de auxiliar e tratar a obesidade. O especialista apresentou ainda um avanço tecnológico sofisticado que é o uso da laser acupuntura, um procedimento que é o mesmo da acupuntura tradicional, em que o estímulo da agulha é trocado pelo laser de baixa potência.

  

marcos e marciomarcos e marcio
Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP) e dr. Marcelo Buzzanelli, da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SP

 

Com uma discussão sobre como os problemas de ordem emocional afetam a sociedade moderna e como são os casos mais frequentes no dia a dia do consultório, o dr. Carlos Alberto Kalil Neves apresentou a técnica da ventosaterapia, que promove a melhora na circulação hídrica nas células, distribuição dos fluidos corporais, em que se processa o metabolismo, melhorando a elasticidade dos tecidos e vasos sanguíneos. “A maior parte dos problemas de dor na clínica hoje é proveniente de problemas psicossomáticos e tem por trás problemas como ansiedade, depressão, estresse, cansaço, que provocam rigidez muscular e podem, com o passar do tempo, provocar problemas de ordem articular”, exemplificou.

 

trezatreza
Dra. Viviane Morgero e dr. José Trezza Netto, ambos da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SP

 

Outras técnicas apresentadas e exemplos de casos clínicos bem-sucedidos foram: auriculoterapia francesa, pelo dr.José Trezza Netto; tratamento na medicina tradicional chinesa com fitoterapia tradicional chinesa, pela dra. Viviane Bergamo Morgero; e craniopuntura, pelo dr. Marcelo Fernando Buzzanelli.

 

Dr. Edson Penachin, dr. José Ricardo Domingues e dr. Carlos Kalil Neves, todos da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SPDr. Edson Penachin, dr. José Ricardo Domingues e dr. Carlos Kalil Neves, todos da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SPDr. Edson Penachin, dr. José Ricardo Domingues e dr. Carlos Kalil Neves, todos da Comissão Assessora de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do CRF-SP

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.