CFF oferece curso gratuito sobre prescrição farmacêutica

CFF oferece curso gratuito sobre prescrição farmacêuticaSão Paulo, 20 de outubro de 2016.

Farmacêuticos de todo o país que desejam nivelar seus conhecimentos para a prática da prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados podem se inscrever no curso a distância oferecido gratuitamente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de plataforma digital. Mais de 20 mil profissionais já se matricularam e a intenção é beneficiar o maior número possível de farmacêuticos.

“Trata-se de um curso inédito, sério, de conteúdo exclusivo para farmacêuticos, e concebido para o fim a que se destina, com um sistema de avaliação para a obtenção do certificado. Tudo foi pensado para possibilitar que o profissional inscrito, de fato, se atualize e se prepare para atuar clinicamente”, destaca o presidente do CFF, dr. Walter da Silva Jorge João.

“O CRF-SP apoia iniciativas que visam a capacitação e atualização profissional e recomenda que os farmacêuticos de São Paulo participem”, comentou o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP.

Sobre o curso - O manejo de problemas de saúde autolimitados é o serviço por meio do qual o farmacêutico atende a uma demanda relativa a problema de saúde autolimitado, realiza anamnese, prescreve e orienta a adoção de medidas não farmacológicas, bem como medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica e, quando necessário, encaminha o paciente a outro serviço ou profissional da saúde. Neste serviço o farmacêutico deve se responsabilizar pelos resultados obtidos provenientes da sua conduta.

O curso EaD do CFF foi idealizado a partir do consenso entre a diretoria conselho, os assessores técnicos e da presidência e os consultores ad hoc para a área clínica sobre quais estratégias deveriam ser adotadas para materializar o sonho consignado nas resoluções/CFF n° 585 e nº 586. Aprovadas em setembro de 2013, as normativas dispõem respectivamente sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica.

“A decisão de oferecer o curso na modalidade a distância visou democratizar o acesso, permitir flexibilidade quanto à organização do horário de estudos e alcançar um número maior de participantes, além de minimizar custos”, explica Josélia Frade, assessora da presidência do CFF e coordenadora do Profar. Ela apresentou o Profar e as iniciativas do CFF de operacionalizar a pauta estratégica que trata da atuação clínica dos farmacêuticos no Brasil durante o 76° Congresso Mundial da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), realizado em agosto, na Argentina, e comemora a excelente repercussão.

“Recebemos manifestações elogiosas de farmacêuticos da Nova Zelândia, Portugal, Austrália e outros países”, diz Josélia Frade, que foi convidada pela Associação Americana de Farmácia Clínica (ACCP) a fazer um relato da experiência para a revista da entidade, que manifestou interesse em firmar parceria com o CFF para as ações voltadas à farmácia clínica no Brasil. Josélia Frade informa que a abordagem da prescrição em outros serviços farmacêuticos também consta do planejamento do CFF para a área clínica.

Clique aqui para mais informações e inscrições

(Com informações do CFF)