Judicialização da saúde será destaque do VI Seminário de Saúde Pública

 

2016 10 11 ambito2016 10 11 ambitoSão Paulo, 19 de outubro de 2016.

O acesso a medicamentos, internações e outros produtos por meio da justiça tem impactado drasticamente o sistema de saúde brasileiro e este será um dos temas de maior interesse debatidos durante VI Seminário de Saúde Pública, um dos quatro eventos do Espaço Âmbito Farmacêutico, que será realizado pelo CRF-SP no próximo sábado, dia 22.

De 2010 a 2016 foram cerca de 80 mil ações judiciais no Estado de São Paulo para o atendimento de solicitações de medicamentos, tratamentos, exames, alimentos e outros produtos, alguns até excêntricos como marcas específicas de xampus e fraldas, alimentos sem glúten, pilhas alcalinas e muito mais que oneram o sistema público e, muitas vezes, não estão relacionados ao tratamento do paciente. Atualmente, o Estado atende 47 mil condenações e a prévia de gastos envolve aproximadamente 1 bilhão de reais para serem gastos com o cumprimento de demandas judiciais na área da saúde em 2016.

Esses dados foram apresentados no mês de junho, durante as discussões do I Fórum de Judicialização da Saúde, promovido pelo CRF-SP, em Sorocaba, e deverão ser aprofundados na mesa-redonda “Impacto da Judicialização na Assistência Farmacêutica no SUS”, que será um dos assuntos do VI Seminário de Saúde Pública.

O evento irá reunir especialistas para fazer um balanço sobre os desequilíbrios provocados pela judicialização nas políticas públicas de saúde. Destaque para a dra. Odete Carmen Gialdi, farmacêutica do município de São Bernardo do Campo e 1ª Vice-Presidente do COSEMS/SP, dra. Paula Sue Facundo de Siqueira, assistente técnico e coordenadora de saúde da Secretaria Estadual de Saúde, dr. Roberto Canquerini da Silva, vice-presidente do CRF-RS e dr. Roberto Tadao Magami Junior, gerente do departamento jurídico do CRF-SP.

VI Seminário de Saúde Pública

Quando: 22/10/2016, às 8h
Local : Espaço FIT / Rua Peixoto Gomide, 282 - Jardim Paulista, São Paulo/SP
Contato: (11) 3067-1462 / 1468

Clique aqui para mais informações e inscrições

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.