Seminário de Acupuntura terá workshops de casos clínicos em diversas terapias da Medicina Tradicional Chinesa

 

Seminário de Acupuntura terá workshops sobre diversas terapias da Medicina Tradicional ChinesaSeminário de Acupuntura terá workshops sobre diversas terapias da Medicina Tradicional ChinesaSão Paulo, 17 de outubro de 2016.

O VI Seminário de Acupuntura do CRF-SP é um dos eventos que integram a terceira edição do III Espaço Âmbito Farmacêutico, que acontece no próximo sábado, 22. O evento tem por característica reunir quatro eventos de diferentes áreas da Farmácia em um único dia e no mesmo ambiente. Os outros setores farmacêuticos contemplados nesta edição são Homeopatia, Farmácia Hospitalar e Saúde Pública.

Os destaques do VI Seminário de Acupuntura serão dois workshops de casos clínicos, sendo um deles sobre auriculoterapia, estética e fitoterapia, e o segundo abordará cranioacupuntura, laserterapia e ventosaterapia, que, juntamente como a acupuntura, são terapias que reúnem conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos da antiga Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Leia a seguir algumas particularidades sobre essas três últimas terapias citadas:

Cranioacupuntura - Desenvolveu-se por volta dos anos 60 e foi descoberta pelo neurocirurgião chinês Chiao Shum Fa, médico do Hospital do Povo da comarca de Chi Shan, norte da China. Com o apoio de colegas, passou a realizar pesquisas e até mesmo estimular pontos da própria cabeça. Em 1971, conseguiu um excelente resultado, que teria levado à cura um paciente com paralisia causada por endarterite (inflamação de artérias) cerebral. Ficou entusiasmado e continuou a desenvolver a técnica. Após tratar 600 casos, em 1975, publicou suas descobertas no livro Scalp Needing Therapy. Em 1973, uma outra especialidade da craniocupuntura foi desenvolvida pelo médico japonês Tochikatsu Yamamoto. A técnica é conhecida como Nova Craniopuntura de Yamamoto, que apresenta um conceito diferente da chinesa, com pontos de estímulo localizados na região de inserção dos cabelos e das têmporas.

Laserterapia - A técnica é uma das práticas não invasivas da Medicina Tradicional Chinesa, cuja lista inclui cromoterapia, moxabustão, ventosas e magnetoterapia, entre outras. As indicações também são as mesmas da acupuntura tradicional, entre as quais o tratamento de doenças da pele (alergias, queloides, eczemas e dermatite de contato); problemas respiratórios (asma, faringite, laringite e insuficiência respiratória); circulatórios (insuficiência arterial ou venosa, arteriosclerose e reumatismo); lesões por esforços repetitivos (bursites e tendinites); além de enxaqueca, anemia e até queimaduras, entre outros males. Há também a indicação para procedimentos odontológicos, em que o uso do laser promove efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e cicatrizantes quando aplicados sobre os tecidos orais.

Ventosaterapia – Segundo a MTC, tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças. A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.

Para informações e inscrições, acesse: http://ow.ly/Kgzt305gxQN

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.