Piracicaba inicia as comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico

 

Dra. Priscila Dejuste (conselheira do CRF-SP), dra. Cláudia Cairas (diretora regional de Piracicaba), dr. Luiz Cavalcante (ministrante), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP)Dra. Priscila Dejuste (conselheira do CRF-SP), dra. Cláudia Cairas (diretora regional de Piracicaba), dr. Luiz Cavalcante (ministrante), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP)Dra. Priscila Dejuste (conselheira do CRF-SP), dra. Cláudia Cairas (diretora regional de Piracicaba), dr. Luiz Cavalcante (ministrante), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP)Piracicaba, 15 de setembro de 2016.

O dia 14 de setembro ficou marcado para os farmacêuticos de Piracicaba e região. Durante o dia, uma série de palestras levaram conhecimento aos profissionais que atuam no setor magistral e, à noite, uma homenagem a cinco farmacêuticos que se destacaram nas suas áreas. Os eventos aconteceram na Câmara dos Vereadores de Piracicaba e fazem parte das comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico (25/09).

O Magistral Day foi promovido por oito empresas relacionadas ao setor de manipulação e contou com o apoio do CRF-SP. Em pauta, novas oportunidades que se abrem ao farmacêutico que está disposto a inovar e, principalmente, a abraçar uma fatia do mercado em ascensão.

Os suplementos alimentares foram destacados pela conselheira do CRF-SP dra. Priscila Dejuste, que ressaltou o importante nicho que se abre ao setor, já que de acordo com a Revista Veja, 54% dos brasileiros consomem suplementos, no entanto, apenas 4% das farmácias vendem esses produtos. Oportunidade que pode ser melhor aproveitada, já que na farmácia o produto pode ser vendido com a orientação adequada.

Outro mercado que oferece condições ideais ao farmacêutico, especialmente os da área magistral, é o da farmácia veterinária. Dr. Luiz Cavalcante apresentou números que apontam o crescimento em larga escala. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para animais de estimação, Abinpet, em 2013, no Brasil, havia 25 mil petshops, o que geraram R$ 20 bilhões, um milhão de empregos diretos e perspectiva de crescimento de até 20%. Portanto, olhar para o setor veterinário nesse momento é fundamental ao farmacêutico. “O produto veterinário manipulado tem maior valor agregado que muitos outros produtos”, ressaltou o dr. Luiz.

 

Público no Magistral Day, realizado na Câmara dos Vereadores de PiracicabaPúblico no Magistral Day, realizado na Câmara dos Vereadores de PiracicabaPúblico no Magistral Day realizado na Câmara dos Vereadores de Piracicaba

 

Uma recente conquista da categoria também esteve entre os temas debatidos. A prescrição farmacêutica foi abordada pelo dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SP. Apesar de a prática estar regulamentada, ainda é pequeno o número de farmacêuticos que assumem a postura de prescrever. “O bom prescritor precisa aparecer. São mais de 2.500 produtos e medicamentos que estão à disposição”. Dr. Antonio Geraldo fez questão de enfatizar o quanto um atendimento personalizado, a importância do acompanhamento pós-dispensação e, principalmente, a atenção dada a cada paciente são fatores diferenciais para que a farmácia seja a escolhida entre tantas. “Cerca de 50% das pessoas que procuram a farmácia não dão sequência ao tratamento até o final. Motivo: não tiveram a atenção farmacêutica necessária”, destacou o dr. Antonio. O evento contou também com a palestra motivacional de Guilherme Saráo.

 

Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)Dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)

 

Uma noite para recordar

Emoção e reconhecimento deram o tom à noite de homenagens que reconheceu cinco farmacêuticos de Piracicaba pelos serviços prestados ao longo dos anos. Por iniciativa do vereador Gilmar Rotta, foram premiados:

 

Dra. Luciana CanettoDra. Luciana CanettoDra. Luciana CanettoDra. Luciana Canetto Fernandes, conselheira do CRF-SP e coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba

“É uma conquista para a classe farmacêutica, fruto do trabalho na cidade. Agradeço a homenagem, mas ela é mais para a categoria do que para mim. Ser farmacêutica é uma realização, queria ser da área magistral e prestei concurso para a saúde pública como quem não quer nada, mas o bichinho do SUS me picou. Me realizei profundamente, a gente trabalha de fato a serviço das pessoas, me especializei em saúde pública e gestão, sempre procurando melhor a qualidade do serviço prestado à população que eu servia. Nesse sentido eu também me tornei voluntária do CRF-SP para buscar novidades, fui me envolvendo, fui diretora regional e hoje sou conselheira. É uma noite de muito orgulho”. 

 

Dra. Walterly AccorsiDra. Walterly AccorsiDra. Walterly AccorsiDra. Walterly Accorsi, especialista em plantas medicinais

“É uma glória estar aqui, comecei a estudar aos 50 anos. Eu fiz Direito, mas acompanhei muito meu pai, Walter Accorsi, que estudava as plantas medicinais no Nordeste. Quando voltei, percebi que para aplicar o conhecimento que tinha tido, era preciso experiência acadêmica. Tive muita dificuldade, mas foi uma bênção. As pessoas chegam na minha farmácia como último recurso, não se pode prometer milagre com a fitoterapia, mas são várias vertentes que podem ser usadas”. 

 

 

 

Dr. Jorge Barbedo de AlmeidaDr. Jorge Barbedo de AlmeidaDr. Jorge Barbedo de AlmeidaDr. Jorge Barbedo de Almeida, há anos à frente de drogarias e forte atuação no Sindicato dos Farmacêuticos

“Estou em drogaria há mais de 20 anos. É uma honra estar nessa homenagem ao lado de dois professores e duas amigas que estudaram comigo. É um sonho, não esperava ser lembrado e ainda mais pelo meu trabalho. O maior reconhecimento é da pessoa que a gente atende e depois vem agradecer pela melhora da sua saúde ou de alguém da família”.

 

 

 

 

Dr. Olney Leite FontesDr. Olney Leite FontesDr. Olney Leite Fontes, diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep

“Estou em Piracicaba desde 1992, muito satisfeito com a homenagem. Ela é extensiva a todo farmacêutico, represento a classe que presta serviço à comunidade”.

 

Dr. Luiz Madaleno Franco, reconhecido nas áreas acadêmica e hospitalar. Não pode comparecer ao evento, mas foi representado pela filha.

 

Homenagem anual

Com o Decreto Legislativo nº 27/16 do vereador e vice-presidente da Câmara, Gilmar Rotta, todos os anos serão escolhidos farmacêuticos que se destacaram na cidade. Ele destacou a proximidade do farmacêutico com a população. “Ele que vai analisar a receita, instruir a utilizar o medicamento, acompanhar a evolução até a cura, verificar se está tendo alguma rejeição. É uma categoria unida. No SUS, todas as farmácias precisam ter farmacêutico. A homenagem é um agradecimento à categoria pela preocupação com os nossos cidadãos”.

 

Dra. Luciana Canetto, dr. Olney Fontes, dr. Jorge Barbedo de Almeida, dra. Walterly Accorssi e a filha do dr. Luiz Madaleno FrancoDra. Luciana Canetto, dr. Olney Fontes, dr. Jorge Barbedo de Almeida, dra. Walterly Accorssi e a filha do dr. Luiz Madaleno FrancoDra. Luciana Canetto, dr. Olney Fontes, dr. Jorge Barbedo de Almeida, dra. Walterly Accorssi e a filha do dr. Luiz Madaleno Franco Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Gilmar Rotta, Gustavo Alvim, reitor da Unimep e dra. Claudia CariasDr. Pedro Eduardo Menegasso, Gilmar Rotta, Gustavo Alvim, reitor da Unimep e dra. Claudia CariasDr. Pedro Eduardo Menegasso, Gilmar Rotta, Gustavo Alvim, reitor da Unimep e dra. Claudia Carias

 

 

Integrante da mesa de abertura ao lado do vereador, do reitor da Unimep, Gustavo Alvim e da diretora regional, dra. Claudia Carias, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, falou sobre o orgulho de atuar no CRF-SP que trava uma luta incansável pelo reconhecimento da profissão e defesa da sociedade. “Continuaremos fazendo isso com extrema dedicação e é muito bom sabermos que temos a Câmara dos Vereadores de Piracicaba como mais um parceiro nessa batalha”.

 

Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)Dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro do CRF-SP), dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP), dra. Luciana Canetto (conselheira do CRF-SP), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente do CRF-SP) e dr. Antonio Geraldo (secretário-geral do CRF-SP)

 

Thais Noronha 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.