Uso racional de antimicrobianos é tema de palestra na Sede do CRF-SP

 

Público no plenário do CRF-SP acompanha a palestra sobre uso racional de medicamentosPúblico no plenário do CRF-SP acompanha a palestra sobre uso racional de medicamentosPúblico no plenário do CRF-SP acompanha a palestra sobre uso racional de medicamentosSão Paulo, 23 de agosto de 2016.

O ciclo de palestras "Farmacêutico Clínico Especialista" voltou a acontecer na última quarta-feira, 17, na Sede do CRF-SP, com o tema "O farmacêutico clínico no uso racional de antimicrobianos". A ministrante foi a dra. Fernanda Zenaide, farmacêutica atuante na Vigilância Epidemiológica municipal de São Paulo e membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica, responsável pela organização do evento.

Dra. Fernanda apresentou um panorama da resistência bacteriana no Brasil e no mundo, além de dados que apontam a queda na produção de novas classes de substâncias antimicrobianas nas últimas décadas. Esta questão, inclusive, é um dos motivos que levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a colocar o uso racional de antimicrobianos como uma das principais metas para o século XXI.

“No âmbito da Farmácia, é de total importância que o farmacêutico atue no sentido de promover o uso racional de antimicrobianos, em especial quanto ao uso correto desses medicamentos. O farmacêutico deve se empoderar para fazer este papel, mesmo estando na ponta, fazendo a dispensação do medicamento”, afirmou a dra. Fernanda.

 

Dra. Fernanda Zenaide, da Comissão Assessora de Farmácia ClínicaDra. Fernanda Zenaide, da Comissão Assessora de Farmácia ClínicaDra. Fernanda Zenaide, da Comissão Assessora de Farmácia Clínica

 

Uso inadequado do medicamento por parte do paciente e falta de adesão por parte dos profissionais da saúde quanto às medidas recomendadas para prevenir a transmissão de micro-organismos estão entre as principais razões que contribuem para a resistência bacteriana. “Como consequências, temos o aumento da morbimortalidade, o prolongamento do tempo de internação e a elevação dos custos do tratamento”, explicou a farmacêutica.

A próxima palestra do ciclo “Farmacêutico Clínico Especialista” será em 21 de setembro, com o tema “Farmácia Clínica na Atenção Básica”, a ser ministrado pela dra. Maria Gabriela Borracha Gonçalves.

Clique aqui para inscrições e informações  

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.