Palestra aborda a atuação do farmacêutico clínico no cuidado ao idoso

 

 

São Paulo, 21 de julho de 2016

O CRF-SP promoveu na última quarta-feira, 21/7, por meio de sua Comissão Assessora de Farmácia Clínicas, mais um encontro do ciclo de Palestras - O Farmacêutico Clínico Especialista. Desta vez, o tema abordado foi 'Farmacêutico Clínico no cuidado ao idoso'.

2016 07 21 especialista2016 07 21 especialistaDr. Marcos Machado, dr. Aderson da Silva Galvão e público
O encontro reuniu 70 farmacêuticos e teve como ministrante o dr. Anderson da Silva Galvão, farmacêutico clínico e membro da comissão, que abordou o envelhecimento populacional, a capacidade funcional do idoso, a diferencias entre a senescência e senilidade, alterações farmacocinéticas, a polifarmácia.

“Entre as ações importantes para o farmacêutico clínico no cuidado ao idoso estão: realizar medidas para reduzir medicação inapropriada, verificar os medicamentos trazidos de casa, identificar pacientes de alto risco, confirmar indicações das medicações e tratamento, avaliar risco-benefício para doença e tratamento, identificar drogas que podem ser descontinuadas e monitorar o paciente”, explicou.

Presente no evento, dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP, afirmou que a atuação clínica do farmacêutico é o futuro da profissão em todos os setores. “A farmácia clínica hoje está crescendo e já não é mais realidade apenas na área hospitalar, mas também na saúde pública e farmácias e será cada vez mais o futuro da profissão”, afirmou.

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.