XV Encontro Paulista passa por Franca, Barretos e São João da Vista

 

Público lotou auditório da Unifae, em São João da Boa VistaPúblico lotou auditório da Unifae, em São João da Boa VistaSão Paulo, 9 de outubro de 2015.

A programação do XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, que este ano tem como tema “Superando desafios e dificuldades: o farmacêutico como promotor de saúde”, teve sequência esta semana em mais três cidades do interior. Em todas elas, profissionais e acadêmicos de Farmácia participaram de um intenso debate com representantes do CRF-SP, no qual puderam esclarecer dúvidas sobre as principais mudanças ocorridas na profissão nos últimos anos, e de que forma aplicá-las em favor da valorização profissional.

Franca

Na terça-feira, 6, o evento foi realizado em Franca, tendo como ministrante o conselheiro dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. Na mesa de debate, participaram também o vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, o diretor regional dr. Wilson Rigoni da Silva, e o vice-diretor, dr. Gabriel Capparelli Silveira.

Entre as dúvidas abordadas estavam questões envolvendo a carga horário do farmacêutico frente a Lei 13.021/14, especialmente para os que atuam na rede pública. Dra. Ana Carolina Zati também perguntou sobre a tramitação do projeto de lei que prevê a redução da jornada dos farmacêuticos para 30 horas.

Dra. Raquel Rizzi explicou que o CRF-SP acompanha a tramitação da proposta que atualmente está no Senado (PLS 513/2015), já que todas as medidas que visam a melhoria das condições de trabalho e que reduzam a sobrecarga do farmacêutico também são de interesse do Conselho. “Nossa orientação é que o profissional sempre se atente ao que consta no contrato de trabalho da empresa para a qual trabalha, jamais se submetendo a propostas de salários abaixo do piso e a condições que não condizem com a profissão.

O vice-diretor, dr. Gabriel Capparelli, ressaltou a importância de a categoria ter maior engajamento junto à convenção sindical, responsável por fixar as normas que servem para adequar a legislação trabalhista, genérica e ampla, à realidade de cada categoria.

 

Dr. Wilson Rigoni, dra. Raquel Rizzi, dr. Antônio Geraldo e dr. Gabriel CapparelliDr. Wilson Rigoni, dra. Raquel Rizzi, dr. Antônio Geraldo e dr. Gabriel Capparelli; dra. Ana Carolina Zati (à direita)

 

Barretos

No dia seguinte, em Barretos, o tema do XV Encontro Paulista foi ministrado pelo conselheiro dr. Rodinei Vieira Veloso. O debate teve ainda a participação do diretor regional dr. Gilmárcio Zimmermann Martins, a vice-diretora dra. Camila Rocha Marin, e o gerente geral de Fiscalização, dr. Onofre Pinto Ferreira.

A qualidade do ensino farmacêutico frente ao aumento dos cursos de graduação em Farmácia e os desafios a serem vencidos com a vigência da Lei 13.021/14 estiverem em debate entre os profissionais de Barretos. Dra. Bruna Cavanha relatou que muitos profissionais ainda têm dificuldade para impor autonomia técnica como prevê a lei, enfrentando certa resistência em seus locais de trabalho.

Dr. Onofre e dr. Rodinei afirmaram que é preciso persistência para que a legislação possa prevalecer, pois muitas atribuições até então não regulamentadas estão agora previstas na forma de lei. “É preciso que a categoria se uma para lutar contra esses obstáculos iniciais”, disse o dr. Rodinei.

 

Dra. Camila Marin, dr. Rodinei Vieira Veloso e dr. Gilmárcio Zimmermann; à dir., dra. Bruna CavanhaDra. Camila Marin, dr. Rodinei Vieira Veloso e dr. Gilmárcio Zimmermann; à dir., dra. Bruna Cavanha

 

São João da Boa Vista

Já na quinta-feira, 8, o ciclo de debates com a diretoria do CRF-SP aconteceu em São João da Boa Vista, no Centro Universitário das Faculdades Associadas (Unifae). Cerca de cem farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia da região participaram do encontro, que também teve como palestrante o conselheiro dr. Rodinei Veloso.

Além do palestrante, participaram das mesas de abertura e debate o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado; a vice-reitora da Unifae, dra. Maria Helena Cirne; o conselheiro do CRF-SP, dr. Antônio Geraldo Ribeiro; o coordenador do curso de Farmácia da Unifar, dr. Adão Certoncin; e a vice-coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, dra. Danyelle Marini.

Dr. Marcos Machado destacou o compromisso do CRF-SP em ouvir os farmacêuticos para propor mudanças e avanços na profissão. “Todos os anos a diretoria do CRF-SP percorre todas as seccionais com esse ciclo de debates para saber qual é a realidade da profissão não somente na capital, mas em todas as regiões do Estado”, afirmou.

Durante o debate, a mesa foi questionada sobre a valorização profissional, o futuro das faculdades de Farmácia, o piso salarial, a presença do farmacêutico no SUS, o transporte e armazenamento dos medicamentos, a venda de medicamentos pelos veterinários, entre outras dúvidas, críticas e elogios.

 

Dr. Antônio Geraldo, dr. Marcos Machado; dr. Rodinei Veloso e dra. Danyelle Marini; à dir., dr. Rodinei Vieira VelosoDr. Antônio Geraldo, dr. Marcos Machado; dr. Rodinei Veloso e dra. Danyelle Marini; à dir., dr. Rodinei Vieira Veloso

 

Dr. Agnaldo Di Mattias elogiou as ações do Conselho e disse que a apresentação ministrada pelo dr. Rodinei o fez refletir sobre o avanço da profissão. “Estou inscrito há 30 anos no CRF-SP e a palestra passou para mim como um filme de todas essas evoluções que pude presenciar”, destacou. Ele aproveitou para tirar suas dúvidas sobre as vendas de medicamentos de uso humano nas clínicas veterinárias.

Em resposta, dr. Marcos ressaltou que a dispensação de medicamento de uso humano é privativa de farmacêutico e reforçou que pretende estabelecer parcerias com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para avançar nesse tipo de questão a favor das profissões e da saúde como um todo.

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos continua a percorrer o Estado. O próximo debate será promovido pela Seccional Zona Leste, em 20 de outubro.

Confira a programação completa 

 

Mônica Neri e Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.