Estande do CRF-SP: visita obrigatóriaEstande do CRF-SP: visita obrigatória

São Paulo, 22 de setembro de 2010.

Quatro dias de programação intensa voltada à atualização profissional, com a participação de mais de quatro mil pessoas, entre congressistas e visitantes que passaram pelo Palácio das Convenções do Anhembi, na capital. Assim foi o XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos, evento que congregou o 8º Seminário Internacional de Farmacêuticos e a Expofar 2010, e que mais uma vez confirmou-se como o mais importante do setor no país.

Entre os dias 18 e 21 de setembro, o público pôde conferir as mais de 100 atividades promovidas, entre cursos, minicursos, simpósios, palestras e mesas-redondas, todas elas ministradas por 186 profissionais renomados do Brasil e exterior.

O alto nível da programação chamou a atenção dos congressistas que aproveitaram ao máximo as atividades técnico-científicas e usufruíram da oportunidade única de interagir com os ministrantes. Alguns temas foram tão procurados que, por muitas vezes, a organização do Congresso se mobilizou para disponibilizar salas maiores, e até mesmo repetir o evento, como foi o caso da palestra “Cronofarmacologia e o Uso Racional de Medicamentos”.

Muito mais do que referência por representar a entidade que promoveu o Congresso, o estande do CRF-SP foi visitado por praticamente todos os participantes, a maioria interessada em conhecer as ações promovidas pelo Conselho, solicitar publicações como os fascículos do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde, cartilhas sobre as áreas de atuação farmacêutica, Revista do Farmacêutico e outros materiais educativos, além de receber orientações diversas.

 

Parcerias inéditas

A noite de domingo (19 de setembro), a diretoria do CRF-SP recebeu os participantes em um dos auditórios para anunciar duas novidades. A primeira delas foi o lançamento do primeiro DVD da série “Educação Farmacêutica em Vídeo”, que consiste em 11 DVDs com orientações técnicas sobre a dispensação e o uso racional de medicamentos.

 

Da esq. p/ dir.: dr. Dirceu Raposo de Mello, Antônio Brito (Interfarma), dr. Luiz Henrique Costa (Opas), dra. Raquel Rizzi, Eloy Bosio (Interfarma) e dr. Divaldo Pereira de Lyra JuniorDa esq. p/ dir.: dr. Dirceu Raposo de Mello, Antônio Brito (Interfarma), dr. Luiz Henrique Costa (Opas), dra. Raquel Rizzi, Eloy Bosio (Interfarma) e dr. Divaldo Pereira de Lyra Junior

 

O primeiro vídeo, “Farmácia é saúde”, apresenta as principais ações do CRF-SP em defesa da farmácia estabelecimento de saúde, o pioneirismo ao elaborar um manual de orientação sobre os produtos que não devem ser comercializados em farmácias e drogarias, além de contar um pedaço da história da farmácia e de conter depoimentos de diretores do CRF-SP, da Interfarma, parceira nesta ação e de autoridades como o presidente da Anvisa, dr. Dirceu Raposo de Mello.

A outra novidade da noite foi o lançamento do fascículo V do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde, que aborda atenção farmacêutica, anunciada juntamente com a assinatura da parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para o desenvolvimento conjunto de publicações técnicas.

Os fascículos já lançados sobre o projeto (Farmácia Estabelecimento de Saúde, Medicamentos Isentos de Prescrição, Serviços Farmacêuticos, Manejo no Tratamento de Pacientes com Hipertensão) passaram por revisões técnicas e já receberam a chancela da Opas.

A solenidade contou com as presenças do dr. Luiz Henrique Costa, coordenador da Opas, e dos representantes da Interfarma, Eloy Bosio e Antônio Brito, que assinaram o termo de cooperação com o CRF-SP.

Encerramento

O momento final do maior congresso farmacêutico do país foi marcado por muitos agradecimentos a todos os envolvidos neste grandioso evento. Na terça-feira (21 de setembro), também foram anunciados pela coordenadora da Comissão Executiva, dra. Patrícia de Carvalho Mastroianni, os trabalhos científicos premiados e aqueles que receberam menção honrosa de acordo com a área de atuação profissional. O CRF-SP agradece a  contribuição de todos os congressistas nas discussões e eventos da décima edição e convida farmacêuticos, demais profissionais de saúde e estudantes para o próximo Congresso Paulista de Farmacêuticos em 2012.

 


 

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.