Dr. Sérgio Panizza, da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, é um dos especialistas entrevistados pela reportagem do Jornal HojeDr. Sérgio Panizza, da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, é um dos especialistas entrevistados pela reportagem do Jornal Hoje

São Paulo, 16 de setembro de 2010.

Os cuidados que o consumidor deve ter ao utilizar produtos naturais que prometem ajudar no tratamento de doenças foi tema de reportagem exibida na quinta-feira (16 de setembro) no Jornal Hoje, da Rede Globo. A matéria alerta para o fato de que medicamentos à base de matérias-primas naturais devem passar por uma série de testes e pesquisas, para obter registro junto à Anvisa para determinada indicação terapêutica.

Um dos especialistas ouvidos pela reportagem da Globo foi o vice-coordenador da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, dr. Sérgio Tinoco Panizza, que ressaltou a importância do consumidor não adquirir alimentos que contenham indicações terapêuticas, como por exemplo cura para o câncer.

Chás, guaraná em pó e cogumelos são exemplos de produtos citados na matéria que, mesmo com registro de “alimentos” na Anvisa,  são frequentemente comercializados de forma irregular em embalagens com indicações de possíveis benefícios à saúde, entre os quais alívio da ansiedade, combate à prisão de ventre e outros.

Clique aqui para assistir à reportagem na íntegra.

 

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.