São Paulo, 15 de setembro de 2010.

Você sabe como reconhecer um medicamento falsificado? Esse foi o tema do programa do apresentador Oliveira Andrade, na Rádio Jovem Pan AM, na terça-feira, 14/09.

O diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, ressaltou a importância da população denunciar o estabelecimento que não contar com farmacêutico responsável. “O farmacêutico responde ética, civil e criminalmente pelo estabelecimento. Sua presença é a segurança do cumprimento das normas e preceitos legais”. Ele enfatizou ainda que as autoridades federais têm trabalhado para coibir o comércio de medicamentos falsos e que o CRF-SP tem orientado os profissionais quanto à identificação desses produtos.

Entre os principais produtos falsificados estão os campeões de venda, como é o caso dos medicamentos utilizados para a disfunção erétil. Dr. Pedro alertou para os riscos. “Não se sabe o que pode conter um comprimido falso, pode ser placebo ou conter alguma substância que agrega risco. A falta do efeito ou o efeito diferente do que se espera podem ser extremamente prejudiciais”.

A palestra “Combate à falsificação de medicamentos” será um dos destaques do XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos, que ocorre de 18 a 21 de setembro no Anhembi.

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra

Palestra na USP

O CRF-SP também apresentou palestra sobre falsificação de medicamentos em evento realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. O evento, voltado aos estudantes de Farmácia, ocorreu nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto nos dias 13 e 14 de setembro, e contou com a participação do professor Marv Shepherd da Universidade do Texas em Austin, que é um estudioso no assunto.

Thais Noronha