Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde: parceria com a Opas resulta do reconhecimento da qualidade técnica das publicações do CRF-SPProjeto Farmácia Estabelecimento de Saúde: parceria com a Opas resulta do reconhecimento da qualidade técnica das publicações do CRF-SP

São Paulo, 15 de setembro de 2010.

Desde que o primeiro número do Fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde foi elaborado e publicado pelo CRF-SP, farmacêuticos e demais profissionais de saúde têm reconhecido a qualidade do material enviado gratuitamente aos farmacêuticos inscritos no CRF-SP e disponível na íntegra no portal www.crfsp.org.br. A excelência do material foi reafirmada por uma parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) para o desenvolvimento conjunto de publicações técnicas.

Os fascículos já lançados sobre o projeto (Farmácia Estabelecimento de Saúde, Medicamentos Isentos de Prescrição, Serviços Farmacêuticos, Manejo no Tratamento de Pacientes com Hipertensão) passaram por revisões técnicas e já receberam a chancela da Opas. A novidade é o lançamento do fascículo 5 que trata sobre atenção farmacêutica.

Ao aproximar-se de órgãos com tamanha relevância no cenário da saúde mundial, com o reconhecimento da qualidade da publicação técnica, o CRF-SP agrega credibilidade às ações em favor da atuação do farmacêutico e da saúde da população, além de ser mais uma ferramenta para dar suporte às reivindicações da categoria. É mais um elemento que contribuirá para que o CRF-SP, respaldado por entidades deste porte, atue com o foco no crescimento do profissional.

O lançamento da quinta edição do fascículo será durante o XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos, de 18 a 21 de setembro no Anhembi. Todos os farmacêuticos inscritos no CRF-SP receberão gratuitamente em suas residências, além de ter acesso ao conteúdo na íntegra pelo portal www.crfsp.org.br.

Trabalho internacional – Um estudo sobre a importância da fiscalização profissional com os resultados da assistência farmacêutica no Estado de São Paulo. Esse foi o tema do primeiro trabalho internacional apresentado pelo CRF-SP no 70º Congresso Mundial da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas, realizado pela Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), em Lisboa (Portugal), de 28 de agosto a 2 de setembro de 2010.

Pela primeira vez, o CRF-SP mostrou aos mais de 3 mil participantes de 115 países a evolução da assistência farmacêutica no Estado. Os números são surpreendentes. Até 1980 menos de 5% dos farmacêuticos estavam em tempo integral no estabelecimento. Em 1993 o índice chegou aos 5% e após um trabalho sério e responsável de fiscalização e principalmente orientação, o ano de 2009 terminou com 89% de assistência farmacêutica integral nas farmácias e drogarias. O número de inspeções anuais também saltou de cerca de 30 mil em 1999 para mais de 63 mil em 2009.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.