São Paulo, 8 de setembro de 2010.

Após consulta formal realizada pelo CRF-SP a respeito do uso dos aparelhos automáticos para medida da pressão arterial em farmácias e drogarias, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) esclareceu que, de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão VI (DBH VI), publicadas em 2010, é necessário estabelecer condutas que podem contribuir para evitar erros na medida da pressão arterial, como por exemplo, o preparo adequado do paciente, o uso de técnica padronizada e a utilização de equipamentos apropriados e calibrados.

Dessa forma, o parecer da SBH é que os equipamentos automáticos, ativados por fichas ou moedas, para a realização da medida pressão arterial pelo próprio usuário, na posição em pé, sem intervenção de um profissional da saúde, em farmácias e drogarias, não é adequada para a realização de medidas da pressão arterial, pois não permite o correto preparo do paciente, que permanece em pé e sem apoio para o braço, ainda que o manguito seja de tamanho adequado.

Clique aqui para acessar o parecer na íntegra.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.