São Paulo, 8 de setembro de 2010.

A campanha do CRF-SP “Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana” cumpriu mais uma etapa durante o feriado prolongado, com a distribuição de mais de 200 mil folderes nos pedágios das principais rodovias do Estado. O informativo entregue à população traz dicas sobre o uso correto, a importância de utilizar antibióticos apenas com prescrição médica e orientação farmacêutica.

A entrega dos informativos teve início no dia 2 (quinta-feira), nas praças de pedágios da concessionária NovaDutra (rodovia Presidente Dutra), e prosseguiu até o dia 4 (sábado), nos pedágios das concessionárias Ecovias (Anchieta e Imigrantes), Intervias (Anhanguera) e Via Rondon (Marechal Rondon).

Entenda o problema

“Não transforme um aliado de sua saúde em inimigo” é o slogan que diz respeito à eficácia comprovada dos antibióticos para uma série de doenças causadas por bactérias, isso se utilizado corretamente, ou seja, conforme a prescrição, na dose exata, pelo tempo indicado na receita e com intervalos de administração corretos.

Alguns problemas estão diretamente ligados à resistência das bactérias e a consequente perda da eficácia dos antibióticos. Muitos ao perceberem a melhoria dos sintomas deixam o tratamento pela metade, outros utilizam antibióticos por hábito, mesmo em se tratando de uma doença causada por vírus como gripes e a maioria das infecções de garganta e ouvido. Nesses casos, só haverá gasto de dinheiro e riscos à saúde.

Repercussão na mídia 

A ação do CRF-SP durante o feriado da Independência do Brasil foi abordada por diversos veículos de imprensa, entre os quais a rádio Jovem Pan, que ressaltou a importância em se adotar medidas mais restritivas para a prescrição e o comércio de antibióticos.

Clique aqui para ouvir a reportagem na íntegra.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.