O estudo, publicado em março no "American Journal of Medicine", aponta que:

Uso regular de acetaminofen

O consumo regular (duas ou mais vezes por semana) de acetaminofen aumenta em 99% o risco de deficiência auditiva em homens com menos de 50 anos e em 38% em homens entre 50 e 59. A partir dos 60 anos, o risco cai para 16%.

Uso regular de aspirina

Entre os que usam regularmente aspirina, o risco de perda auditiva foi 33% maior para homens abaixo dos 59 anos. Não foi observado aumento de risco nos participantes com mais de 60 anos. O uso regular de aspirina, que diminui o risco de formação de coágulos, é indicado na prevenção de doenças cardiovasculares.

Uso regular de anti-inflamatórios não esteroides

Entre os que usam regularmente anti-inflamatórios não esteroides o risco foi 61% maior para homens abaixo dos 50 anos, 32% maior para a faixa entre 50 e 59 anos e 16% para os com 60 anos ou mais.

Em 2008, especialistas da Nova Zelândia recomendaram cautela na utilização de  paracetamol no primeiro ano de vida e na primeira infância, já que o uso pode estar relacionado a um maior risco de asma, rinoconjuntivite e eczema em crianças entre 6 e 7 anos. Os dados coletados eram de mais de 200 mil centros médicos em 31 países. O paracetamol é justamente recomendado para asmáticos devido aos riscos da aspirina e de outros anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e naproxeno, de desencadear crises respiratórias.


Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.