O tema central de ambas as entrevistas foi o atual momento de mudanças promovido pela RDC 44/09 – que dispõe sobre as novas regulamentações para farmácias e drogarias – momento esse, único para a categoria farmacêutica e para a população, visto que a medida de retirar os medicamentos isentos de prescrição do acesso aos usuários favorece a orientação farmacêutica.

 

 

Dra Raquel em entrevista à TV CâmaraDra Raquel em entrevista à TV Câmara

 

 

 

 

A comercialização de medicamentos por meio remoto também foi um dos pontos abordados pela nova Resolução. O usuário terá acesso garantido às orientações de um farmacêutico sobre possíveis interações medicamentosas, reações adversas ou quaisquer outras dúvidas também por telefone ou internet.

Outro ponto abordado nas entrevistas foi a prestação de serviços farmacêuticos. Segundo o dr. Marcelo, a RDC 44/09 é resultado de um longo e intenso trabalho do CRF-SP por mais de duas décadas, que primou pelo definitivo reconhecimento da farmácia como estabelecimento de promoção e recuperação da saúde. “É preciso disciplinar o comércio e o usuário desse comércio. Produtos como os de higiene e alimentos para fins especiais, são pertinentes a esses estabelecimentos, mas entrar em uma drogaria para comprar um medicamento e aproveitar para levar um salgadinho ou um chinelo, não pode ser admissível”, comentou dr. Marcelo.

Clique aqui para acompanhar a entrevista na íntegra.

 

Uso correto de medicamentos

 

A TV Bandeirantes abordou na semana passada as formas corretas de utilização dos medicamentos. O alerta foi no sentido dos riscos de partir o medicamento, abrir cápsulas e usar medicamentos sem nenhum critério.

Clique aqui para conferir o vídeo com a entrevista do dr. Marcelo Polacow na íntegra.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.