A primeira parte do evento contou com a participação do delegado titular da 2ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), dr. Ricardo Stanev. De forma didática e descontraída, o delegado falou sobre as implicações criminais às pessoas envolvidas com a falsificação de medicamentos.

Dr. Stanev explicou que falsificar medicamentos no Brasil é atualmente qualificado como crime hediondo. Infringe o artigo 273 do Código Penal, que dispõe sobre “falsificação, corrupção, adulteração, ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais”, e que prevê reclusão de dez a 15 anos e aplicação de multa.

O investigador de polícia da 2ª Delegacia do Deic,  Carlos Alberto Perretti, também foi convidado para ministrar a palestra, juntamente com a delegada dra Catarina Sena Buqui. Perretti citou exemplos recentes de flagrantes feitos em farmácias da Grande São Paulo que comercializavam medicamentos falsificados ou que não possuíam registro na Anvisa.

O presidente da Anvisa, dr. Dirceu Raposo de Mello, foi convidado para abrir a mesa de discussões, ao lado da presidente do CRF-SP, a dra. Raquel Rizzi, e da coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transportes, dra. Sonja Helena Madeira Macedo. O dr. Pedro Menegasso e a dra. Margarete Akemi Kishi também representaram a diretoria no evento.

Anfarlog

Depois da palestra, a dra. Raquel Rizzi fez a apresentação oficial dos membros da Anfarlog, entidade criada com o intuito de reforçar a necessidade do farmacêutico em todas as etapas da cadeia logística do medicamento, desde a fabricação até a dispensação final.

Parabenizo o trabalho dos farmacêuticos voluntários que fazem parte da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte pela criação da Anfarlog”, disse a presidente do CRF-SP, que na sequência anunciou os nomes dos oito integrantes da diretoria da entidade.

São eles: dr. Saulo de Carvalho Júnior (presidente); dra. Sonja Helena Madeira Macedo (vice-presidente) e dr. Diego Gorgulho (secretário geral). Completam a lista as diretoras dra. Elaine Manzano; dra. Jônia Moraes; dra. Christiani Fachini; dra. Mika Yamamoto; e dra. Leila Almeida.

Informações sobre a Anfarlog

Telefone - (017) 9728-2640 Dr. Saulo de Carvalho Júnior 
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.