Dados parciais do Ministério da Saúde referentes ao número de casos de dengue registrados no primeiro trimestre de 2009 revelam que a incidência da doença recuou 40% no país, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entretanto, casos autóctones têm sido confirmados em diversos municípios do Estado de São Paulo, alguns deles na região de São José do Rio Preto e em Ribeirão Preto.

A constatação reforça a necessidade de alertar a população de que o combate à dengue deve ocorrer durante o ano inteiro, e não apenas nos meses mais quentes, quando é alto o pico da transmissão da doença.

Diante desse contexto, o CRF-SP identificou que o farmacêutico, enquanto profissional de saúde, deve atuar como agente multiplicador de informação, orientando corretamente a população quanto aos sinais e sintomas da dengue, sobre o uso correto de medicamentos e a importância de procurar os serviços de saúde.

Entre as ações programadas na Semana Estadual de Mobilização da Dengue está a vistoria efetuada pela Sucen ao prédio do CRF-SP (Sede e Seccionais), bem como a realização de palestras de conscientização para funcionários e o treinamento das equipes de limpeza e manutenção para que façam vistorias periódicas em busca de possíveis criadouros do mosquito.

O CRF-SP também disponibiliza para download a cartilha “Mobilização contra a Dengue”, publicação com informações técnicas sobre a dengue dirigida a farmacêuticos.

Faça aqui a download da cartilha “Mobilização contra a Dengue”.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.