Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que 536 milhões de pessoas em todo o mundo sejam portadoras de herpes genital, um doloroso e incurável vírus altamente infeccioso que pode causar a morte em recém-nascidos. O vírus da herpes vai direto para as células nervosas, por onde permanece latente durante toda a vida do indivíduo, causando crises periódicas.

O aciclovir e drogas similares podem suspender os sintomas, mas não têm a capacidade de prevenir uma infecção. Somente nos Estados Unidos, estima-se que um em cada cinco adultos tenha a doença.

A nova droga atua no gene nectin-1. Em estudos anteriores, foi provado que ratos geneticamente modificados para não ter este gene eram menos propensos a desenvolver a doença.

Uma única aplicação do creme teria o poder de proteger o organismo durante uma semana, dizem os pesquisadores. Para eles, o mesmo princípio deste medicamento pode ser testado na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.