ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Dr. Marcos Machado Ferreira, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado Ferreira, presidente do CRF-SPSão Paulo, 19 de janeiro de 2018

Consultório farmacêutico foi o tema do XVIII Encontro Paulista, que reuniu mais de 600 farmacêuticos no Auditório da Unip Vergueiro, em São Paulo. Com oportunidade de crescimento profissional, novas possibilidades, aprendizado e networking, o evento falou sobre as tendências desse serviço clínico durante o Encontro Paulista de Farmacêuticos de 2018. 

A nova diretoria do CRF-SP deu as boas-vindas aos participantes e declarou a intenção da entidade em dar visibilidade à área clínica do farmacêutico, objetivando a valorização do profissional frente à sociedade."Iniciamos a nova gestão muito bem, já com um evento desse porte, com palestrantes de renome e uma enorme oportunidade de aprendizado. Temos muitos desafios na profissão, mas o maior deles é fazer com que o farmacêutico seja valorizado, cada vez mais, pela sociedade como profissional da saúde essencial para a comunidade", afirmou o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado.

Diretoria do CRF-SP: Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto, Dr, Antonio Geraldo dos Santos e Dr. Marcos MachadoDiretoria do CRF-SP: Dra. Danyelle Marini, Dra. Luciana Canetto, Dr, Antonio Geraldo dos Santos e Dr. Marcos Machado

Para iniciar as discussões, o coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Dr. Cassyano Correr, falou sobre os dez passos para a criação de um serviço clínico farmacêutico de sucesso. Segundo o farmacêutico, são eles: começo (implantação), produtos, estrutura do consultório ou serviços, processos, evidências, preço, promoção, pessoas, métricas e softwares.

Dr. Cassyano Correr - Coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)Dr. Cassyano Correr - Coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)

“Nos últimos 4 a 5 anos tenho trabalhado com a implantação e implementação dos serviços clínicos, principalmente em ambientes de atenção primária, seja no SUS ou no mercado privado. A gente erra muito e acerta algumas vezes e vai acumulando experiências. Implantar serviços clínicos não é simples, depende de estratégias. Além de uma boa estrutura física, a gente tem que pensar na experiência do atendimento, se o local terá estacionamento, como foi a marcação de consulta, o tempo de espera, o acolhimento etc. Se você entrega o básico, você não agrega valor ao seu serviço”, recomendou o especialista aos profissionais.

O tema também foi abordado com foco nas mais variadas áreas do conhecimento da Farmácia durante o Painel Consultório Farmacêutico – Como Implantar?, como educação, fitoterapia, estética, farmácia hospitalar, farmácia de rede e independente, saúde pública e análises clínicas. (veja depoimentos abaixo).

Painel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar? Painel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar?

Mudança, uma filosofia da transformação 

Quais são seus estereótipos? Quais são as suas verdades? Em que mundo você vive? Por que é tão difícil mudar? 

A palestra motivacional ‘Mudança, uma filosofia da transformação’, apresentada pelo jornalista, doutor em Ciências Sociais, autor e professor de Comunicação, Luis Mauro Sá Martino, levou o público a refletir sobre a dificuldade de mudar hábitos, atitudes e ética. Luis, durante as duas horas de apresentação garantiu boas gargalhadas dos farmacêuticos paulistas, mas, principalmente grande bagagem de conhecimento.

O jornalista explicou, por meio da Filosofia, como a mudança, apesar de causar espanto nas pessoas, é uma condição fundamental da natureza, ou seja, o ser humano é um ser dinâmico e é responsável pela construção da própria narrativa de sua história.“Em geral temos uma tendência à acomodação e a filosofia nos ensina a entender e a lidar com a mudança. Mas não é preciso estudar profundamente a filosofia. Ela está ligada às pequenas coisas que a gente faz no cotidiano” afirmou.

Prof. Dr. Luis Mauro Sá Martino na palestra magna: “Por que é tão difícil mudar? Hábitos, atitudes e ética” Prof. Dr. Luis Mauro Sá Martino na palestra magna: “Por que é tão difícil mudar? Hábitos, atitudes e ética”

Clínica Escola de Instituição de Ensino 

Dr. Valter Luiz da Costa Junior - Coordenador da Comissão de Controle de Qualidade dos Laboratórios do Centro Universitário São Camilo-SP com larga experiência em Farmacologia Clínica e Atenção Farmacêutica.“Na clínica escola o consultório farmacêutico não pode ser visto de maneira isolada, mas aliado à educação do aluno e aos estágios em serviços farmacêuticos. Com o tempo, a profissão se distanciou um pouco da clínica. Agora, com o retorno para essas práticas, precisamos retomar a formação nessas atenções. A experiência na clínica escola é uma ferramenta que traz esse aprendizado, amadurecimento e, ao mesmo tempo, oferece atendimento à comunidade.”

Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Dr. Niraldo Paulino - Diretor de Negócios da Medical Lex Gestão de Informações e Cursos. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular de Plantas Medicinais.“O farmacêutico tem uma ampla oportunidade de atuação na fitoterapia clínica, pois possui conhecimento de toda a cadeia do uso das plantas, desde sua extração, manipulação, até orientação, prescrição. O farmacêutico que tiver uma estrutura básica de consultório nessa área tem uma vantagem nesse ramo, porque além da validação cientifica da fitoterapia, ela tem grande aceitação da população.”

Farmácia Estética

Dra. Ana Cristina Serra Polimeno - Farmácêutica, Bioquímica e Nutricionista, pós-graduada em Cosmetologia. Atua há sete anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento de cosméticos e há cinco anos como docente de diversas instituições de ensino.“A farmácia estética ainda é nova dentro das áreas de atuação da Farmácia. Existem legislações específicas que regulamentam e ditam o que pode e não pode ser exercido por um farmacêutico esteta. Para montar um consultório ou clínica de estética, os serviços devem ser oferecidos em cima da expectativa do paciente e da ética profissional e das legislações”

Saúde Pública

Dr. Samuel Amano Máximo - Farmacêutico especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica. Mestre pelo programa de Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como assessor técnico na Coordenação da Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina. “Diversos estudos mostram que a taxa de adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes crônicos é de 50%, ou seja, metade desses pacientes tem dificuldade em aderir a terapia. Isso reforça a importância do consultório farmacêutico, mas quando se pensa no serviço público, que chega atender 5 mil pessoas em uma única unidade, os desafios são ainda maiores.”

Painel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar? : Dr. Valter Luiz da Costa Junior, Dr. Niraldo Paulino, Dra. Ana Cristina Serra Polimeno, Dr. Samuel Amano MáximoPainel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar? : Dr. Valter Luiz da Costa Junior, Dr. Niraldo Paulino, Dra. Ana Cristina Serra Polimeno, Dr. Samuel Amano Máximo

 

Farmácia Hospitalar

Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola - Doutora pela Faculdade de Medicina da USP e especialista em Farmácia Hospitalar-Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - (SBRAFH). “No Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde atuo como farmacêutica clínica, o consultório farmacêutico divide o mesmo espaço que os consultórios médicos e tem um papel fundamental, focado nas necessidades dos pacientes, principalmente nos que apresentam comorbidades, fazem uso de polifarmácia ou tem dificuldade de adesão ao tratamento medicamentoso”.

Farmácia Independente

Dr. Juan Carlos Becerra Ligos - Empresário e responsável técnico de farmácia privada há mais de trinta anos; diretor Executivo do Sindicato do Comércio Farmacêutico no Estado de São Paulo - Sincofarma-SP. “As farmácias independentes se diferenciam das de rede porque estão menos submetidas a pressão por metas de vendas, tem menos rotatividade de funcionários, tem mais rapidez nas tomadas de decisões, caracterizando-se em um ambiente ideal para implantação dos consultórios farmacêuticos.”

Farmácia de rede

Dra. Patrícia Flora Mello - Gerente de Consultoria Farmacêutica e Regulatório na Raia Drogasil. Tem participação ativa no Projeto de Serviços Farmacêuticos da rede.“Alguns pontos para implementar os consultórios nas farmácias de rede é conhecer a legislação, definir os tipos de serviços que serão oferecidos, realizar capacitação aos farmacêuticos, desenvolver materiais técnicos, cuidar da logística específica, por exemplo, da cadeia do frio em caso de vacinas, estruturar um grupo de trabalho multidisciplinar envolvendo marketing, logística, compras e etc., definir quais drogarias vão participar na fase piloto do projeto, entre outros”.

Oportunidade, tendências e perspectivas de exames em farmácias

Dr. Marcos Machado Ferreira - Diretor Técnico e Comercial do Laboratório Padrão de Análises Clínicas; Diretor Comercial do Laboratório Laborfase de Análises Clínicas; Presidente do CRF-SP. “Não há dúvidas de que a atuação clínica foi um grande avanço para a profissão, o próprio mercado é responsável por isso; a recente regulamentação das vacinas e a publicação da RDC 44/09 são exemplos disso. Temos pela frente uma diversidade enorme de testes rápidos que podem ser feitos na farmácia e que ainda deverão ser regulamentados. Todo esse avanço que o mercado demanda demonstra que ainda há muito trabalho a ser feito para que a sociedade reconheça o farmacêutico como profissional da saúde, e nós, do CRF-SP, vamos fazer o que for possível para buscar esse reconhecimento. “

Painel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar? Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola, Dra. Patrícia Flora Mello, Dr. Juan Carlos Becerra Ligos, Dr. Marcos Machado FerreiraPainel: Consultório Farmacêutico - Como Implantar? Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola, Dra. Patrícia Flora Mello, Dr. Juan Carlos Becerra Ligos, Dr. Marcos Machado Ferreira

Patrocínio: 

 

 

Monica Neri (colaboração Carlos Nascimento e Renata Gonçalez)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS   

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.