Seja voluntário em ações de saúde na comunidade

 

Seu conhecimento vale muito

Seja voluntário do GTACSeja voluntário do GTACSão Paulo, 29 de novembro de 2017. 

Quando alguém dedica parte do seu tempo e conhecimento, sem remuneração, a alguma atividade para a comunidade, está desempenhando um trabalho social.  Este agente voluntário é um cidadão consciente, que age pela energia de seu impulso solidário, atendendo às necessidades do próximo ou motivado pela crença de que pode contribuir com uma sociedade mais justa.

O farmacêutico, como muitos outros profissionais, pode desempenhar esse papel por meio de atividade ligadas à educação em saúde, orientando a comunidade sobre temas relacionados à assistência farmacêutica, promovendo o uso racional de medicamentos e demonstrando a importância de sua atuação para prevenção, promoção e recuperação da saúde.Campanha Farmacêutico na PraçaCampanha Farmacêutico na Praça

O CRF-SP desenvolveu uma série de atividades que revertem o altruísmo e solidariedade de sua classe em benefício da saúde da população. Todos os farmacêuticos inscritos na entidade podem colaborar. Veja quais você mais se identifica e participe..

Palestra SAF 2017Palestra SAF 2017O Farmacêutico na Praça e o Farmacêutico na Comunidade são ações de educação em saúde que levam orientação à população, podendo ser realizados também serviços farmacêuticos, como por exemplo, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Na ação Semana de Assistência Farmacêutica (SAF), direcionada à estudantes de ensino médio e fundamental II de escolas públicas e privadas, são realizadas palestras com temas de saúde atuais. Já a ação Palestras na Comunidade tem a mesma Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunyaFarmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunyapreocupação, mas levam informações para empresas, associações de bairros, unidades básicas de saúde etc. 

Campanhas como “Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya” e “Farmacêuticos contra a H1N1” são ações para orientar a comunidade sobre a detecção precoce de problemas relacionados aos temas propostos, fatores de risco e meios de prevenção. 

Peça teatral Remédio Não é Brinquedo Aprenda Desde CedoPeça teatral Remédio Não é Brinquedo Aprenda Desde CedoOrientação Farmacêutica para Crianças é uma ação que leva apresentações teatrais para crianças, preferencialmente de três a dez anos de idade. O objetivo é levar alegria e orientação aos pequenos sobre os perigos da automedicação.

GTAC

O Grupo Técnico de Ações na Comunidade (GTAC) é uma iniciativa de responsabilidade social e compromisso com a vida criado em julho de 2014 pelo CRF-SP. Tem como principal missão desenvolver ações para a comunidade, de forma a valorizar o farmacêutico, mostrando sua importância como referência em medicamentos e como profissional da saúde, que pode contribuir com a qualidade de vida da população.

Clique aqui, tenha mais informações sobre o GTAC e veja como participar das ações.


Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP