ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Discussões fortaleceram a profissão farmacêutica

 

Dr. Gustavo Alves, coordenador do Grupo Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do CRF-SP, reuniu 250 congressistas na palestra "Alzheimer: tratamento e cuidados humanizados"Dr. Gustavo Alves, coordenador do Grupo Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do CRF-SP, reuniu 250 congressistas na palestra "Alzheimer: tratamento e cuidados humanizados"São Paulo, 8 de outubro de 2017. 

Grandioso, assim pode ser descrito o evento que se consolidou como o maior do setor farmacêutico da América Latina. O XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, em três dias de debates, de 6 a 8 de outubro, reuniu mais de 2500 participantes que tiveram a oportunidade de estar em contato com cerca de 200 ministrantes altamente especializados nos mais variados assuntos, inclusive os que estão em destaque no cenário internacional. 

Congressistas de 350 cidades brasileiras participaram dos simpósios, mesas-redondas, palestras e outras atividades, além de visitarem a Expofar, uma feira que apresentou novidades do mercado em produtos e serviços foi fundamental para que os participantes ampliassem as redes de contato. O presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso ressaltou a qualidade das discussões nos três dias. “Somos uma profissão que constrói o sucesso e o futuro. A cada dia temos batalhado para mostrar que temos valor. Estamos no caminho de mudanças. Que todos saiam do congresso prontos para o sucesso.” 

Alguns temas geraram grande repercussão junto aos congressistas e mostraram os caminhos para onde a profissão está caminhando. Foi o caso da palestra “Alzheimer: tratamento e cuidados humanizados”, ministrada por Dr. Gustavo Alves, coordenador do Grupo Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do CRF-SP, que reuniu 250 congressistas e apontou para uma tendência e oportunidade para o farmacêutico em relação aos cuidados com idosos. “Na última edição do Congresso, a palestra com o mesmo tema teve um público muito menor. Essa mudança de atitude demonstra o interesse tanto de profissionais, quanto de estudantes de Farmácia, para com os temas voltados aos cuidados aos idosos. É um fato maravilhoso porque aponta que o trabalho que temos desenvolvidos no CRF-SP, com as ações do Grupo Cuidados Farmacêuticos ao Idoso, tem surtido efeito.”A prestação de serviços farmacêuticos, a atuação clínica e aproximação com o paciente, pesquisa e desenvolvimento com biofármacos estiveram entre os temas.

Dr. Francisco Silveira Guimarães durante a palestra "Uso de canabinoide na terapêutica"Dr. Francisco Silveira Guimarães durante a palestra "Uso de canabinoide na terapêutica"

Uma das atividades mais disputadas no período da manhã foi a palestra “Uso de Canabinoide na Terapêutica”, apresentada por um dos mais experientes pesquisadores do assunto no Brasil, o Dr. Francisco Silveira Guimarães, docente da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, que integra o grupo que há 35 anos estuda os efeitos da substância. Dr. Francisco abordou inúmeros estudos em animais e humanos que demonstram que o uso agudo ou crônico do canabidiol é desprovido de efeitos tóxicos e de efeitos adversos significativos. “O que se evidencia é que o canabidiol possui um perfil de efeitos com enorme potencial terapêutico, dentre os quais: antiepiléptico, ansiolítico, antipsicótico, neuroprotetor, anti-inflamatório, em distúrbios do sono, entre outros”.

Encontro reuniu seis ministrantes internacionais Encontro reuniu seis ministrantes internacionais Meeting the experts

 Para marcar o encerramento, o XIX reuniu os ministrantes internacionais em um único evento, o Meeting the experts Pharmaceutical Science to Bedside Treatment. O encontro reuniu a palestrante da Holanda, Dra. Mei Wang, que abordou a variedade de produtos fitoterápicos no mercado europeu, controle de qualidade desses produtos e a preocupação dos órgãos reguladores chineses com o controle de qualidade; o australiano Dr. Phil Hasbro falou sobre as pesquisas realizadas em seu país para o desenvolvimento de tratamentos para doenças respiratórias; o canadense Dr. Raima Loebenberg que apresentou a eficácia dos medicamentos fitoterápicos e a regulamentação da Medicina  Tradicional Chinesa no seu país; para concluir, Dr. Humberto Zardo apresentou conceitos de segurança e riscos nos processos industriais e oportunidades de atuação para o farmacêutico na indústria. Além do somali Abdikarin que mostrou o quanto a farmácia se fortaleceu e é uma escolha baseada no bem-estar e cuidado com a saúde o das pessoas. 

Encerramento contou com premiação de trabalhos científicosEncerramento contou com premiação de trabalhos científicosO encerramento contou ainda com a premiação dos autores dos melhores trabalhos científicos. Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP encerrou o evento dirigindo elogios à Comissão organizadora, ministrantes nacionais e internacionais, funcionários e patrocinadores. "A diretoria se encantou com o resultado deste congresso e com a contribuição que cada um pode dar ao evento. Estamos certos de que saimos daqui com uma visão diferenciada de que agora poderemos fazer melhor. "

Acompanhe a galeria de fotos em www.facebook.com/crfsp

 

Confira os trabalhos premiados:

 

 

1° lugar - Pôster e Oral

Lipidomic profiling in plasma of human rectal câncer using high-resolution mass sprectrometry (ESI-q-TOF) and gas chromatography (GC)

Research of staphylococcus aureus on typical japanese foods

2° lugar - Pôster e Oral

The capecitabines cost-benefit ratio on colon-retal cancer

Evaluaton of the knowledge of contraceptive methods used by adolescents from a public high school in the city of Fortaleza

3° lugar – Pôster e Oral

Toxic effects of L-Fucosidase added during in vitro fertilization of bovine embryos

Phamacist participation in multidisciplinary rounds at intensive care units: description of pharmacist recommendations

4° lugar – Pôster e Oral

Effects of methylphenidadte on dental germ in pregnant mice

Best practices of teaching laboratories: a risk based approach to identify procedures, bringing together lab improvement and quality assurance learning

5° lugar – Pôster e Oral

Antimicrobial stability after reconstitution and dilution: a focus on safe administration in a hospital environment

Peptides from scorpion venom as pharmacological tools: the other side of the coin

 

 

O próximo Congresso acontece em outubro de 2019. Nos vemos lá! 

 

Carlos Nascimento, Monica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.