ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Palestra internacional mostra cenário na Europa

 

Farmacêuticos estiveram na sede do CRF-SP para a palestra do dr. Carlos Maurício BarbosaFarmacêuticos estiveram na sede do CRF-SP para a palestra do dr. Carlos Maurício BarbosaFarmacêuticos estiveram na sede do CRF-SP para a palestra do dr. Carlos Maurício BarbosaSão Paulo, 27 de setembro de 2016

As comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico contaram também com a palestra internacional do dr. Carlos Maurício Barbosa, ex-presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal e atual docente de mestrado da Universidade do Porto, na sede do CRF-SP. 

O farmacêutico português apresentou um panorama de integração entre o farmacêutico e o sistema público de Portugal. A palestra foi transmitida ao vivo pelo portal e em breve estará à disposição para visualização.

Atualmente são 2918 farmácias comunitárias em Portugal, sendo que a legislação as obriga que tenham dois farmacêuticos durante o horário de funcionamento e a média é de 3 ou mais profissionais por estabelecimento. "Farmácia sem farmacêutico é comércio puro", ressaltou ao destacar que de acordo com estudos, Portugal é o país da Europa que mais possui farmacêuticos por farmácias. A média é de uma farmácia a cada 3600 habitantes.

A prestação de serviços também esteve em destaque, entre os principais estão avaliação e indicação terapêutica em patologias autolimitadas; implementação de Programas de Cuidados Terapêuticos (promoção de adesão à terapêutica, programas contra o tabagismo, preparação individualizada de medicação, entre outros); monitorização de parâmetros bioquímicos e biofísicos como a pressão arterial; administração de vacinas e medicamentos injetáveis; dispensação de medicamentos (com informações de como utilizá-los) e aconselhamento e acompanhamento do paciente ao serviço médico.

Atualmente são mais de 15 mil farmacêuticos nas mais diferentes áreas em Portugal, 68% tem idade inferior a 45 anos e 41% inferior a 35 anos, sendo que 200 em hospitais, 400 em laboratórios de análises clínicas, 120 em indústrias farmacêuticas e 25 em distribuidoras.

Um estudo da Universidade Católica Portuguesa mostrou que 96% está satisfeito ou muito satisfeito e a maioria é favorável ao desenvolvimento de novos serviços como renovação de receitas para doentes crônicos, aumento dos cuidados de saúde e dispensação de medicamentos atualmente disponíveis em hospitais.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SPDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SPDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SP

 

Os farmacêuticos que atuam em hospitais atuam na seleção, preparação, controle, aquisição e dispensação de medicamentos, interpretação e validação da receita, colaboração na tomada de decisão terapêutica, preparação de nutrição parenteral, medicamentos estéreis e não estéreis e citostáticos, monitorização e individualização da terapêutica, controle de qualidade. A direção técnica de serviços hospitalares é assumida exclusivamente por farmacêuticos, sendo que em Portugal existem mais de 700 especialistas em farmácia hospitalar.

Dr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro ao lado de dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP e dr. Carlos Maurício BarbosaDr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro ao lado de dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP e dr. Carlos Maurício BarbosaDr. Marcos Machado Ferreira, diretor-tesoureiro ao lado de dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP e dr. Carlos Maurício Barbosa

 

Dr. Carlos Maurício destacou ainda que são mais de 900 especialistas em análises clínicas no país e 20 em genética humana. Esses profissionais desempenham diversas funções associadas ao diagnóstico laboratorial (colheita, preparação, conservação e transporte de produtos biológicos; determinação e validação de parâmetros analíticos; validação biopatológicas de resultados; informação clínica e comunicação com o prescritor e paciente; ações de prevenção da doença e promoção da saúde e gestão e controle de qualidade dos laboratórios clínicos.

Na indústria farmacêutica, os cerca de 340 especialistas e 120 especialistas em assuntos regulatórios assumem as mais diversas responsabilidades como aquisição, administração e controle de matérias-primas; controle, fabricação e produção de medicamentos; garantia e controle da qualidade; implementação e controle de Boas Práticas de Fabricação; aplicação de estratégias de promoção e marketing; pedidos de autorização de introdução no mercado; elaboração e revisão do resumo das características do medicamento e da bula, entre outros.

Nas distribuidoras armazenamento, conservação, controle ambiental, transporte e distribuição de medicamentos, dispositivos médicos e produtos de saúde; implementação de sistemas de gestão de qualidade de acordo com as Boas Práticas de Distribuição; garantia do correto armazenamento e conservação como na cadeia de frio; implementação de sistemas de combate ao contrabando e falsificação de medicamentos.

Dr. Carlos Maurício Barbosa mostrou a atuação do farmacêutico em PortugalDr. Carlos Maurício Barbosa mostrou a atuação do farmacêutico em PortugalDr. Carlos Maurício Barbosa mostrou a atuação do farmacêutico em Portugal

Economia

Um estudo da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal em 2015 identificou a realização de mais de 120 milhões de intervenções farmacêuticas por ano nas farmácias do país em 4,2 milhões de pacientes, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e economia do Estado de 879,6 milhões de euros de contribuição anual em atividades integradas com os cuidados de saúde primários. Cada intervenção farmacêutica individual representa um valor econômico de 7,3 euros.

As farmácias são o primeiro local para onde os portugueses se deslocam quando têm um problema de saúde, sendo a farmácia é o primeiro contato entre o paciente e o sistema de saúde.
“Não podemos parar diante das dificuldades que encontramos no caminho”, foi a mensagem que dr. Carlos Maurício Barbosa deixou aos participantes da palestra. O farmacêutico também recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista no dia 23/09. Saiba mais http://bit.ly/2dmc9zk

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.