ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Farmacêuticos de diversas áreas reuniram-se no evento

 

São Paulo, 22 de Agosto de 2016.

A segunda edição do Espaço âmbito Farmacêutico aconteceu no sábado, 20/08, no Novotel Jaraguá. O objetivo foi reunir diversas eventos das mais variadas áreas em um dia e no mesmo ambiente.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, participaram dos eventos do Espaço Âmbito FarmacêuticoDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, participaram dos eventos do Espaço Âmbito FarmacêuticoDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, participaram dos eventos do Espaço Âmbito Farmacêutico


Esse modelo é uma iniciativa para integrar as áreas, assim como valorizar o trabalho das Comissões Assessoras que se empenham nas discussões voltadas ao fortalecimento da profissão em cada segmento e são abertas à participação dos profissionais.

Apoio e patrocínio:Logo drogaria São Paulo


Clique para saber mais sobre as Comissões Assessoras

 

COBERTURA JORNALÍSTICA DO EVENTO ÂMBITO FARMACÊUTICO
Clique sobre o evento desejado para mais informações

 

II FÓRUM DE PESQUISA CLÍNICA E FARMÁCIA CLÍNICA

 

II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica

 

Mesa de debates do II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica Mesa de debates do II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica Mesa de debates do II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia ClínicaSão Paulo, 22 de agosto de 2016.

Com o desafio de integrar duas áreas em um único encontro, o II Fórum de Pesquisa Clínica e Farmácia Clínica foi mais um dos destaques Espaço Âmbito Farmacêutico, evento promovido pelo CRF-SP, no dia 20 de agosto, no Hotel Jaraguá, na capital paulista. As discussões são uma continuidade do primeiro fórum realizado no mês de junho e que, na ocasião, reuniu as áreas de farmácia clínica e análises clínicas. Nesta oportunidade os especialistas procuraram debater e encontrar pontos complementares entre as áreas e o desafio de traduzir dados clínicos em estudos científicos.

Na abertura do evento, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, destacou o trabalho desenvolvido pelas comissões assessoras de farmácia clínica e pesquisa clínica do CRF-SP e por promover uma discussão única no Brasil. “Aqui temos os melhores profissionais, que prestam assessoria gratuitamente trazendo discussões e conhecimento. Esse Fórum é importante porque proporciona uma troca de experiências e para que pessoas de outras áreas venham, interajam, participem e se interessem pelo conteúdo apresentado”, afirmou.

Na avaliação do dr. Wallace Luiz Moreira, coordenador da Comissão Assessoria de Pesquisa Clínica e um dos organizadores do encontro, o conteúdo apresentado foi singular e inovador, com análises de vanguarda realizada por profissionais líderes de opinião. “Avalio que o evento foi um sucesso porque atingiu o objetivo de introduzir uma ideia, mostrar que ela é viável e debatê-la ao ponto de ver que é robusta o suficiente para trazer um benefício para a sociedade, para os farmacêuticos e para os profissionais da saúde de um modo geral”, destacou.

2016 22 08 palestrantes22016 22 08 palestrantes2Esq. p/ dir.: dra. Natália Zerbinatti Salvador, dr. Wallace Luiz Moreira e dra. Vanessa Andrade Conceição

A dra. Vanessa Andrade Conceição, vice-coordenadora da Comissão Assessoria de Farmácia Clínica, disse que o evento é a continuidade de uma ideia que iniciada no XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado em 2015. ”Esse é o segundo fórum e a gente quer costurar essas informações. Foram discussões riquíssimas com uma participação abrangente e a gente quer continuar num terceiro fórum, trazendo novas informações”, comentou.

O painel “Pesquisa clínica e farmácia clínica: onde estamos e para onde vamos?”, foi apresentado pelo dr. Wallace e pela dra. Vanessa. Na sequência, a palestra “Paciente do estudo x paciente da vida real”, foi apresentada em duas partes. A primeira pela dra. Natália Zerbinatti Salvador, enfermeira do Hospital Sírio Libanês, e a segunda pela dra. Maria Júlia Pereira Felix, farmacêutica clínica do Hospital do Rim e membro da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP.

2016 22 08 palestrantes2016 22 08 palestrantesDa esq. p/ dir.: dra. Maria Júlia Pereira Felix, dra. Iara do Nascimento, dr. José Emílio e dr. Paulo Buononato

A dra. Iara do Nascimento, consultora e membro da Comissão Assessora de Pesquisa Clínica do CRF-SP, falou sobre o tema “Indicações e mudança de medicamento a partir de reações adversas (medicamentos e medical devices). Já o dr. Paulo Buononato, desenvolveu o tema “Medical Science Liaison”.

As atividades da tarde retornaram com outra apresentação do dr. Wallace Moreira, que falou sobre o tema “Como traduzir dados clínicos em resultados científicos”. Para concluir, o palestrante dr. José Emílio, docente e diretor presidente da Associação Brasileira de Cros (Abracro), desenvolveu o assunto “Medicamentos off label: da pesquisa ao protocolo clínico”.

Uma mesa-redonda de debates com os palestrantes aberta à participação do público presente encerrou a programação.


Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

II FÓRUM DE FARMACÊUTICOS EM DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE


 

A segunda edição do Fórum de Farmacêuticos em Distribuição e Transporte, realizada simultaneamente com mais três eventos de segmentos diversos, no Espaço Âmbito Farmacêutico, contou com profissionais que atuam nos setores de controle de qualidade, assuntos regulatórios e muitos outros.

Dra. Alana Dariza, dra. Vanessa Bissolli e dra. Fabiana PalmaDra. Alana Dariza, dra. Vanessa Bissolli e dra. Fabiana PalmaDra. Alana Dariza, dra. Vanessa Bissolli e dra. Fabiana Palma

Em discussão, todos os aspectos que o farmacêutico precisa conhecer para atuar nas áreas relacionadas à distribuição e transporte de medicamentos e produtos para a saúde. A farmacêutica Vanessa Bissoli destacou que os profissionais precisam reunir conhecimento sobre controle de qualidade, fracionamento, logística, deve estar preparado para instruir a equipe.

Dr. Vitor de Oliveira, dra. Elaine Manzano e dr. José SimõesDr. Vitor de Oliveira, dra. Elaine Manzano e dr. José SimõesDr. Vitor de Oliveira, dra. Elaine Manzano e dr. José Simões

Já a dra. Alana Simoni Dariza, que trabalha no porto de Santos, o maior da América Latina, responsável da 95% das importações e exportações do país, mostrou aos participantes a atuação na área de recintos alfandegados, a responsabilidade do farmacêutico na conferência das listas de medicamentos autorizadas a estarem em cada área, caso contrário é constatada a infração sanitária. Outra atividade é a regularização da empresa junto à Anvisa, identificação da mercadoria, acompanhamento de inspeção, elaboração e implementação de manual de boas práticas e POPs, entre outros.

Noventa e cinco por cento dos insumos farmacêuticos utilizados no Brasil são importados, ou seja, o Brasil é totalmente dependente de países como Índia e China, foi o que apontou a coordenadora da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do CRF-SP, dra. Fabiana Palma. Ela destacou o quanto é fundamental que o farmacêutico conheça os trâmites de importação para atuar nessa área. “Por causa da crise alguns insumos deixaram de ser importados e, por isso, alguns medicamentos deixaram de ser fabricados, aos poucos a situação foi voltando ao normal”. Dra. Fabiana também enfatizou que o farmacêutico é muito mais do que um responsável técnico para cumprir a legislação. Por ser uma área exclusiva quando se trata de medicamentos, o farmacêutico já possui experiência e o que o setor de transporte espera agora é uma regulamentação específica harmonizada com as rotinas e procedimento do exterior. 

Outro assunto que chamou a atenção dos farmacêuticos foi o abordado pelo dr. Vitor de Oliveira, o farmacêutico como integrador das áreas técnica e comercial. A também membro da Comissão do CRF-SP, dra. Elaine Manzano, apresentou os indicadores operacionais e da qualidade.

Dra. Natalia Bellan e os palestrantes do eventoDra. Natalia Bellan e os palestrantes do eventoDra. Natalia Bellan e os palestrantes do evento

O que o farmacêutico precisa para se tornar um auditor? Essa foi a abordagem do professor José Marques Simões Jr., que fez questão de frisar a necessidade do farmacêutico se preparar por meio de cursos em diversas empresas e órgãos regulatórios. A isenção quanto à empresa auditada e a confidencialidade das informações também devem ser levadas em conta.

A última palestra do dia foi da dra. Natália Bellan sobre qualificação de fornecedores. Ela apresentou um cronograma com a evolução da regulamentação do setor, além de destacar que se o farmacêutico entender o sistema regulatório de qualquer país, ele consegue ter uma boa atuação.

Coordenadores das Comisssões Assessoras de Distribuição e Transporte do CRF-SP: Dra. Alana, dr. Kleber, dra. Fabiana Palma (sede) e dr. Mario Garcez (Campinas)Coordenadores das Comisssões Assessoras de Distribuição e Transporte do CRF-SP: Dra. Alana, dr. Kleber, dra. Fabiana Palma (sede) e dr. Mario Garcez (Campinas)Coordenadores das Comisssões Assessoras de Distribuição e Transporte do CRF-SP: Dra. Alana, dr. Kleber, dra. Fabiana Palma (sede) e dr. Mario Garcez (Campinas)

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

II SEMINÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS

 

II Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicos traz novidades do mercado

 

Dra. Cristina Laurinda Simões, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SPDra. Cristina Laurinda Simões, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SPDra. Cristina Laurinda Simões, vice-coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SPSão Paulo, 22 de agosto de 2016.

Um dos eventos que integraram a programação do Espaço Âmbito Farmacêutico realizado no sábado, 20, foi o II Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Na abertura das apresentações, a vice-coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais do CRF-SP, dra. Cristina Laurinda Simões, convidou o público para conhecer o trabalho da comissão que é responsável por desenvolver diversos trabalhos voltados para o setor, entre os quais a elaboração da cartilha da área, contribuições para consultas públicas e a criação de um grupo de trabalho sobre Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

“Nosso objetivo é trazer à discussão temas importantes que nos ajude a crescer como farmacêuticos independentes e especializados e, para isso, o caminho é a capacitação profissional”, declarou a dra. Cristina.

Controle de qualidade

No período da manhã, a programação teve como destaque duas palestras sobre Controle de Qualidade de Plantas Medicinais. A primeira a ministrar o tema foi a dra. Maria Cristina Marcucci Ribeiro, que é pesquisadora na área.

Ela abordou conceitos gerais como a definição de plantas medicinais e o que são marcadores, cultivo ou cultura das espécies, estabilização, secagem, conservação, armazenamento e problemas diversos relacionados ao uso de fitoterápicos. Dra. Cristina fez um alerta: “O uso de matérias-primas vegetais tem de ser feito de forma cautelosa, porque não fazem milagres e podem levar à intoxicação dos que desconhecem a toxicidade das plantas”.

A outra ministrante foi a dra. Edna Myiake Kato, que destacou o impacto de questões ambientais sobre as plantas medicinais. Como exemplo, ela citou a passiflora que, de acordo com estudos, deixou de produzir alguns alcaloides importantes na produção do fitoquímicos se comparado a décadas passadas. “Provavelmente, isso não ocorre mais porque, devido à ação do homem, a planta deixou de produzir mecanismos de defesa, o que comprova que a mudança ambiental mudou o padrão de vida dela”.

 

Dra. Maria Cristina Marcucci Ribeiro e dra. Edna Myiake KatoDra. Maria Cristina Marcucci Ribeiro e dra. Edna Myiake KatoDra. Maria Cristina Marcucci Ribeiro e dra. Edna Myiake Kato

 

Prescrição de suplementos e fitocosméticos

Tema que desperta cada vez mais o interesse de quem busca bem-estar e qualidade de vida, os suplementos alimentares e nutracêuticos também foram debatidos no sábado, por meio da palestra ministrada pela dra. Lucyanna Kalluf, que é farmacêutica e nutricionista. Segundo a profissional, 54% dos brasileiros fazem uso de algum tipo de suplemento ou alimento funcional, mas é preciso ficar atento aos modismos, muitas vezes propagados por meio de blogueiros sem qualquer tipo de formação na área de saúde.

“É nosso papel esclarecer os benefícios reais que esses produtos proporcionam, se podem ou não substituir os medicamentos. As pessoas buscam explicações que não existem sobre estes fitoquímicos, por isso há tanto conceito distorcido sendo difundido na internet e na mídia em geral”, afirmou a dra. Lucyanna. “Entendemos dessas questões como ninguém, por isso temos de defender a prescrição e a orientação quanto ao uso correto”.

A prescrição de fitocosméticos foi tema da palestra da dra. Valéria Antunes, que abordou a legislação pertinente ao setor e dados que apontam a tendência desse mercado. “As pessoas estão procurando cada vez mais por fitocosméticos e as empresas aproveitam os ativos vegetais como ferramenta de marketing para melhorar a imagem da marca”, disse a farmacêutica.

 

Dra. Valéria Antunes e dra. Lucyanna KallufDra. Valéria Antunes e dra. Lucyanna KallufDra. Valéria Antunes e dra. Lucyanna Kalluf

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

WORKSHOP REALIDADE DOS SERVIÇOS FARMACÊUTICOS

 

Workshop debate serviços, atuação clínica e prescrição farmacêutica


São Paulo, 22 de agosto de 2016

A Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP promoveu durante o Espaço Âmbito Farmacêutico o Workshop Realidade dos Serviços Farmacêuticos e debateu questões práticas sobre os serviços nas farmácias, assim como a atuação clínica do profissional.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância dos serviços farmacêuticos neste momento de transformação cultural da farmácia de simples espaço de comércio para um estabelecimento de saúde. Já dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, ressaltou a importância do evento para discutir melhorias nas questões do dia a dia do farmacêutico.

 
 Dra. Natascha Trolesi Cenachim Dra. Natascha Trolesi Cenachim

Dra. Natascha Trolesi Cenachim

Dra. Damaris Marcelino VieiraDra. Damaris Marcelino Vieira

Dra. Damaris Marcelino Vieira

A coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia, dra. Natascha Trolesi Cenachim, que também participou da abertura do workshop, aproveitou a oportunidade para convidar os participantes a conhecer as atividades da comissão.

Dr. André Schmidt Suaiden, especialista em Atenção Farmacêutica e doutorando em Farmacologia, abordou aspectos práticos da implementação dos serviços nas farmácias, falando desde o papel do farmacêutico até Atenção Farmacêutica, Resoluções 385 e 386/13 do CFF e a farmácia como estabelecimento de saúde.

“Hoje a farmácia ainda é voltada para o medicamento, mas o modelo que queremos e precisamos implantar é o voltado ao paciente, resgatando o profissional que já fomos no passado”, apontou.

  

Dr. André Schmidt SuaidenDr. André Schmidt Suaiden

Dr. André Schmidt Suaiden

Dr. Filipe TobiasDr. Filipe Tobias

Dr. Filipe Tobias

Dra. Gladys Marques SantanaDra. Gladys Marques Santana

Dra. Gladys Marques Santana

Dr. Filipe Tobias, especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica, ministrou sobre os serviços farmacêuticos, comentando sobre como superou os impedimentos encontrados na implementação dos serviços na rede de farmácia em que atua.

“A farmácia como estabelecimento de saúde só vai dar certo quando a farmácia realmente mudar de cara e focar no paciente. Os serviços são ótimas opções nesse sentido”.
Para encerrar o evento, dra. Gladys Marques Santana, Doutora em Farmacologia, Farmacoterapia e Atenção Farmacêutica, ministrou a oficina Atenção Farmacêutica – Passos para a Prescrição Farmacêutica para os farmacêuticos.

 

Monica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.