ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Data alerta população sobre riscos da automedicação

5 de maio, Dia do Uso Racional de Medicamentos5 de maio, Dia do Uso Racional de MedicamentosSão Paulo, 5 de maio de 2016

Em 1998, o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia instituiu o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. Também conhecido como Dia da luta dos estudantes de Farmácia pela saúde, a data ganhou grandes proporções e é celebrada como Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse dia foi criado para alertar a população em relação aos riscos causados pela automedicação. O objetivo é demonstrar que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por medicamentos no País.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), realizou várias ações com o fim de divulgar essa data e esclarecer a população sobre a importância do farmacêutico para a promoção do uso racional de medicamentos, visto que esse é o profissional tecnicamente habilitado, e legalmente responsável por tal prática, conforme Lei Federal nº13.021/14.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Campanha Publicitária

“Dúvidas sobre medicamentos? Pergunte ao seu farmacêutico. Faz bem hoje. Faz bem sempre”. Com essa mensagem, o CRF-SP está divulgando a campanha criada especialmente para a data de hoje.

A veiculação ocorre por meio de um anúncio de uma página no jornal O Estado de S. Paulo, seis inserções de spot durante o dia na Rádio Estadão, seis na Rádio Eldorado, um @banner no portal do Estadão (que ficará disponível até atingir 500 mil impressões) e posts nas redes sociais da entidade.Anúncio veiculado hoje no site www.estadao.com.brAnúncio veiculado hoje no site www.estadao.com.brAnúncio veiculado hoje no site www.estadao.com.br

Ouça abaixo o spot de rádio:

Caso não consiga ouvir do navegador, clique aqui.

Além disso, está sendo divulgado um alerta sobre abusos de medicamentos isentos de prescrição para a imprensa e população. Clique aqui para ler.

Monica Neri