ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

2016 04 15 cosems 32016 04 15 cosems 3Dra. Graziele Baldan Ferrari recebe o prêmio de menção honrosa da dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Stênio Miranda, presidente do Cosems, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP. Ao lado, dra. Patrícia Moriel recebe o prêmio de melhor trabalho dos diretores do CRF-SP e do presidente do Cosems

São Paulo, 19 de abril de 2016

Com o objetivo de ampliar a assistência farmacêutica no país, reconhecer as iniciativas exitosas de farmacêuticos na saúde pública, multiplicá-las em todo o Estado e valorizar o profissional, o CRF-SP entregou durante o XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Congresso do Cosems) o Prêmio Adelaide José Vaz - modalidade Farmacêutico.

Os farmacêuticos participantes tinham que apresentar trabalhos científicos com o tema “Cuidado Farmacêutico”, destacando a interação direta do farmacêutico com o usuário, como nos serviços clínicos, farmácia clínica, atenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterapêutico.

O trabalho premiado foi “Incidência, caracterização e acompanhamento da resolução de eventos adversos aos medicamentos em pacientes admitidos em emergência pediátrica”, dos autores: Patrícia Moriel (autora principal), Cínthia Madeira de Souza, Priscila Gava Mazzola, Rosiane de Fátima Lopes Ambrósio e Vanessa Marcílio de Souza.

A pesquisa destaca a importância do acompanhamento do farmacêutico para evitar ocorrência de eventos adversos aos medicamentos e analisou casos pediátricos da Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

No período de estudo foram admitidos na unidade de emergência 20.441 pacientes e 1723 (8,4%) foram atendidos pela farmacêutica responsável pelo projeto. Destes, 199 (11,5%) foram admitidos em decorrência de pelo menos um evento adverso ao medicamento. O evento de maior frequência foi uso inadequado do medicamento, identificado em 39,3% dos casos.

Para dra. Patrícia, vencedora do prêmio, o cuidado farmacêutico, que é uma prática bem colocada em outros países, ainda está começando no Brasil. “Por isso, acho muito importante o apoio do CRF-SP para mostrar esses trabalhos às pessoas, principalmente aos gestores, para que eles entendam essa necessidade e “comprem” a ideia de que um farmacêutico dentro da unidade de saúde e do hospital não é meramente um distribuidor de medicamentos, mas um cuidador de um paciente”, afirmou.

A menção honrosa foi concedida por conta do segundo lugar do concurso ao projeto “A importância da atenção farmacêutica nos cuidados de pacientes oncológicos em tratamento com antineoplásicos orais: um estudo sobre adesão, qualidade de vida e conhecimento da doença, dos autores: Cristina Rosa Barbosa (autora principal), Graziele Baldan Ferrari, Caio Henrique Gibim, Carmen Silvia Passos Lima, Gabriela Galhado De Vito, Júlia Coelho França Quintanilha, Laís Sampaio Amaral, Lara Paro Dias, Maria Aparecida Loureiro Spósito, Marília Berlofa Visacri, Mayra Carvalho Ribeiro e Patrícia Moriel.

O nome do prêmio foi escolhido em homenagem à dra. Adelaide José Vaz, ex-presidente do CRF-SP, falecida em 2011. O prêmio está em sua segunda edição, sendo que neste ano, pela primeira vez, premiou farmacêuticas. A dra. Adelaide também dá o seu nome ao prédio onde se encontra instalada a sede da entidade.


Entrega

A entrega dos prêmios ocorreu na tarde da última sexta-feira, 15/4, no Palácio das Convenções Anhembi e foi realizada pelos diretores do CRF-SP.
Para o presidente da entidade, dr. Pedro Menegasso, o prêmio simboliza a importância da valorização dos trabalhos realizados pelos farmacêuticos no SUS.

“Ao criar esse projeto, homenageamos e fortalecemos a profissão e a saúde da população”, afirmou.

Já a vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, apontou que a premiação é essencial para dar visibilidade a trabalhos pioneiros de cuidados farmacêuticos.

“O CRF tem esse objetivo que é ampliar a assistência farmacêutica no Estado e sempre está realizando atividades com este fim”, apontou.

Para finalizar, o diretor-tesoureiro da entidade, dr. Marcos Machado, ressaltou a importância do SUS para o país.

“Vivemos um momento político no país em que é preciso redobrar a atenção para manter as conquistas do SUS e ampliá-las”, concluiu.

 

 

Mônica Neri

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.