Revista 106 - Eventos



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106 setinha Eventos


Diabetes em pauta

CRF-SP lança fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde e promove simpósio para debater diferentes aspectos da doença que cresce de forma acelerada no mundo

Simpósio “O futuro do diabetes no Brasil: uma visão multidisciplinar” (Foto: Luana Frasca)
Visão multidisciplinar do diabetes: o debate chamou a atenção dos farmacêuticos que lotaram o auditório da Unip (Foto: Luana Frasca)

Com cerca de 370 milhões de pessoas afetadas no mundo, o diabetes desponta entre as principais doenças com prevalência de complicações incapacitantes devido ao diagnóstico e tratamento tardios. A tendência, segundo os especialistas, é do crescimento da doença, tanto no Brasil quanto no mundo, em especial devido ao aumento da obesidade e ao envelhecimento da população.

Diante deste preocupante quadro, o CRF-SP, em 10 de março, realizou o Simpósio "O futuro do diabetes no Brasil: uma visão multidisciplinar". O evento reuniu mais de 250 pessoas no auditório do campus Vergueiro da Universidade Paulista (Unip). Especialistas de diversas áreas debateram a importância da atuação do farmacêutico na prevenção da doença, na detecção de casos suspeitos para encaminhamento ao médico e no acompanhamento de pacientes portadores dessa patologia.

O evento marcou o lançamento do novo fascículo do projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde, com o tema "Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes".

A publicação inovadora, que mais uma vez contou com a chancela da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), traz um guia completo sobre os cuidados e a assistência ao indivíduo com diabetes, proporcionando subsídio técnico essencial para que o farmacêutico desempenhe com qualidade seu papel estratégico na atenção básica à saúde. O material também pode ser acessado no portal do CRF-SP, na área de publicações.

O lançamento do fascículo foi realizado pelo presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, que chamou a atenção dos farmacêuticos presentes sobre a necessidade de conhecer melhor a doença e ressaltou que o CRF-SP continuará o desenvolvimento de materiais técnicos para atender as necessidades demandadas pela categoria.

Dr. Menegasso lança Fascículo sobre o Manejo de Pacientes com  Diabetes (Foto: Davi Machado) Fascículo VII - Manejo de Pacientes com Diabetes

Dr. Menegasso (esq.) lança Fascículo sobre o Manejo de Pacientes com Diabetes (dir.), o VII da série Farmácia Estabelecimento
de Saúde (Foto: Davi Machado)

 

Lançamento do fascículo de diabetes e Simpósio repercutem nas mídias sociais

Ao CRF-SP, os meus parabéns pelo excelente fascículo VII sobre “O manejo do tratamento de pacientes com diabetes”. Ações como essa que nos proporcionam a satisfação e o orgulho em fazer parte de uma classe que realmente faz a diferença ao contribuir expressivamente com a sociedade! (Renato Matroni, via Facebook)

Só tenho que parabenizar toda a equipe pelo ótimo trabalho prestado com todos esses fascículos e, principalmente, este último, que para mim foi de excelente ajuda no meu trabalho do dia a dia! Tenho orgulho de ser farmacêutica, sim, e ainda mais com um Conselho que se preocupa com a nossa formação, para que assim possamos fazer a diferença na nossa profissão, mas tudo isso vai além quando conseguimos amenizar o sofrimento do próximo com simples gestos de amor e dedicação! (Alini Muniz de Morais, via Facebook)

@crfsp parabéns pelo Simpósio O Futuro do Diabetes no Brasil. Gostei muito! Espero que esse seja o primeiro de muitos que participarei. (Elizabeth Oliveira, via Twitter)

Lançamento do fascículo de diabetes e Simpósio repercutem nas mídias sociais
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.