ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Última etapa do ciclo de palestras aborda cuidados farmacêuticos na insuficiência renal

 

Público no plenário do CRF-SP durante a palestra sobre cuidados farmacêuticos na insuficiência renalSão Paulo, 26 de setembro de 2017.

A última etapa do Ciclo de Palestras “Farmacêutico Clínico Especialista” foi realizada no último dia 20, na Sede do CRF-SP, tendo como tema cuidados farmacêuticos na insuficiência renal. O farmacêutico e docente Dr. Fernando Amorim Sousa, que atua no Hospital Militar de São Paulo/Exército Brasileiro, discorreu sobre diversos aspectos da função renal, desde as funções primárias do órgão, passando pelos principais fármacos nefrotóxicos, terapia de substituição renal e problemas como injúria renal grave e doença renal crônica.

Estima-se que cerca de 13 milhões de brasileiros apresentam algum grau de problema renal, número duas vezes superior se comparado dez anos atrás. Desses, 95 mil estão em estágio grave, dependendo de hemodiálise ou na fila de transplante, e os casos vêm crescendo a um ritmo de 10% ao ano.

Dentre os principais fatores de insuficiência renal aguda relacionada a medicamentos citados pelo farmacêutico estão o prejuízo na hemodinâmica renal provocada por anti-inflamatórios não esteroides (Aines), diuréticos, contrastes e inibidores da COX-2; lesão celular direta em decorrência do uso de aminoglicosídeos, anfotericina B e vancomicina; e depósitos de cristais intratubular devido ao aciclovir.

 

Dr. Fernando Amorim Sousa, farmacêutico clínico do Hospital Militar de SP/Exército Brasileiro

 

Dr. Fernando destacou a importância do farmacêutico no sentido de preservar o caráter investigado dos problemas renais que podem ter origem no uso de medicamentos. “Essa atenção deve ser ainda maior em criança e idosos, além pacientes que fazem uso de polifarmácia com medicamentos potencialmente nefrotóxicos, oferecendo sempre as orientações necessárias como possíveis ajustes da dose, os cuidados com hidratação e, sobretudo, realizando o trabalho em equipe e buscando referências na literatura”.

O ciclo de palestras “Farmacêutico Clínico Especialista” é uma iniciativa da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, que deve retomar o projeto em 2018 com novas abordagens clínicas.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

  

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.