ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Dr. Pedro Menegasso destacou a necessidade da prática na formação do futuro farnacêutico

Até a próxima sexta-feira, 10/06, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP sedia o VIII Enfaruni, Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. O objetivo é propiciar discussões sobre o modelo de farmácia-escola, padrões mínimos e propiciar todas as condições para que o aluno tenha acesso a toda a realidade que irá encontrar quando entrar no mercado de trabalho, tudo aliado a diretriz de farmácia estabelecimento de saúde.

Dra. Silvia Storpirtis, coordenadora do VIII Enfaruni, dr. Luciano Soares, diretor da ABEF, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, dr. Adalberto Pessoa Jr, vice-presidente da FCF-SP e dr. Walter Jorge João, presidente do CFF

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso participou da abertura e enfatizou o trabalho da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica que tem contribuído há alguns anos com as discussões sobre as novas diretrizes, farmácia universitária e muito mais. “Estamos passando por um processo de banalização, não apenas da profissão farmacêutica, mas de profissionais em geral. A formação passou a ser mera formalidade, no entanto, temos lutado para fortalecer a profissão e formar um profissonal habilitado a cuidar da saúde das pessoas”. Dr. Pedro também destacou a importância da farmácia universitária. “Ninguém forma um profissional de saúde apenas com teoria, sem ele entender o sofrimento da pessoa que atende, isso faltava no curso de Farmácia e hoje existe essa consciência”.

A programação se estende até sexta-feira, 10/06, e engloba gestão, experiências exitosas, acompanhamento farmacoterapêutico e muito mais temas relacionados à farmácia universitária. Os melhores trabalhos científicos também serão premiados ao final do encontro.

Dra. Silvia Storpitis, dr. Walter Jorge, dr. Adalberto Pessoa Jr. e dr. Pedro Menegasso

O presidente do Conselho Federal de Farmácia de São Paulo, dr. Walter Jorge João, chamou a atenção para o novo cenário da profissão. “Estamos disponibilizando para o futuro farmacêutico um novo cenário de prática, inserida nas novas diretrizes curriculares que já foram entregues ao Ministério da Educação. Hoje, o que as pessoas mais buscam é saúde, as farmácias estão se transformando em estabelecimentos de saúde, prestando serviço o cuidado ao paciente com um profissional preparado, suprindo a lacuna assistencial que existia no país”.

Público reuniu representantes de universidades de todo o país

Neste ano, completam-se dez anos de Enfaruni, sendo que o primeiro encontrou aconteceu em 2006 no Rio de Janeiro. Coordenadora docente da farmácia universitária da USP e coordenadora do VIII Enfaruni, dra. Silvia Storpirtis, falou sobre o orgulho de sediar o evento. “A programação foi pensada para propiciar a reflexão em função do momento histórico que estamos vivendo. Desde 2015, a farmácia universitária assumiu o papel de protagonista e somos caracterizados como unidade integrante do curso de Farmácia desenvolvendo não apenas atividades de extensão universitária, mas de ensino e pesquisa”.

Thais Noronha