EM DEFESA DA SOCIEDADE E DA PROFISSÃO

Farmácia Estabelecimento de Saúde

Farmácia Estabelecimento de Saúde

A visão mercantilista e a caracterização da farmácia como estabelecimento comercial e do medicamento como um bem de consumo, desvinculados do processo de atenção a saúde, observada em estabelecimentos privados, levou o CRF-SP e outras entidades do país a instituir em Janeiro de 2006 a “Campanha Farmácia Estabelecimento de Saúde”.

O “Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde”, iniciativa do CRF-SP, tem como finalidade reorientar os estabelecimentos farmacêuticos, tornando-os capazes de atuar verdadeiramente como estabelecimentos de saúde e de auxiliar o Estado na implementação de diversas políticas de orientação, prevenção e recuperação da saúde dos cidadãos.

Para definir as estratégias de ação desse Projeto foi constituído, em Maio de 2008, o “Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde”, composto por Conselheiros, Diretores, Coordenação da Comissão Assessora de Farmácia e funcionários do CRF-SP. Atualmente, o Grupo é coordenado pelo dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Júnior (conselheiro do CRF-SP).

FASCÍCULOS

Com o objetivo de contribuir com o uso racional de medicamentos, valorização do farmacêutico, viabilização de um ambiente compatível com as reais necessidades da população e, principalmente, com a melhoria da saúde pública, transformando a farmácia/drogaria em um verdadeiro estabelecimento de saúde, o CRF-SP disponibiliza aos farmacêuticos atuantes nas mais diversas áreas, manuais de consultas de fácil manuseio e acesso: os Fascículos.

A definição dos temas a serem abordados nos Fascículos parte da deliberação do “Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde”, baseado nas necessidades apresentadas pelos farmacêuticos de todo estado de São Paulo.

Colabore você também com próximos Fascículos. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todos os Fascículos recebem a chancela da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Confira os Fascículos já publicados:

estabelecimento_saude_fasciculo1

Fascículo I - Projeto (lançado em junho/09) – A primeira publicação destaca a forma de atuação de farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, bem como o incentivo de ações transformadoras que contribuem para valorização do farmacêutico, o uso racional de medicamentos e melhoria da saúde pública.

  

 

estabelecimento_saude_fasciculo2

Fascículo II - Medicamentos isentos de prescrição (lançado em agosto/09) – A edição esclarece a definição e legislação de medicamentos isentos de prescrição (MIP), apresentando exemplos práticos da utilização, além de disponibilizar nove manuais para dispensação de MIPs, desenvolvidos a partir das doenças ou sintomas mais comuns no país.

  

 

estabelecimento_saude_fasciculo3

Fascículo III - Serviços farmacêuticos (lançado em janeiro/10) – O manual sobre Serviços Farmacêuticos está dividido em duas partes: a primeira mostra a situação em que se encontra a atenção farmacêutica em alguns países; a segunda parte apresenta e esclarece os serviços farmacêuticos regulamentados pela RDC 44/09 da Anvisa.

   

 

estabelecimento_saude_fasciculo4

Fascículo IV - Manejo do tratamento de pacientes com hipertensão (lançado em maio/10) – Esta publicação é dedicada à Hipertensão Arterial Sistêmica e todos os aspectos que, de alguma forma, relacionam-se à doença. Manejo do paciente, fatores de risco, prevenção, interações, forma correta e precisa de se aferir a pressão, ações educativas e muitos outros assuntos são abordados no Fascículo.

 

   

estabelecimento_saude_fasciculo5

Fascículo V - O percurso histórico da atenção farmacêutica no mundo e no Brasil (lançado em setembro/10) – A trajetória histórica da atenção farmacêutica no mundo e no Brasil é destaque na publicação. Para isso, são abordados conceitos, aspectos regulatórios e qualidade dos serviços farmacêuticos. O objetivo é fornecer ferramentas que possibilitem ao profissional melhorar suas habilidades e atitudes na integração com o paciente e a comunidade.

 

   

estabelecimento_saude_fasciculo6

Fascículo VI - Antibióticos (lançado em julho/11) – A sexta edição trata sobre antibióticos e traz uma série de informações fundamentais para estimular o uso racional desses medicamentos e, consequentemente, retardar a resistência bacteriana.

 

 

   

2012_04_05_fasciculo7_diabetes

Fascículo VII - Manejo do Tratamento de Pacientes com Diabetes (lançado em março/12) – O 7º fascículo do Projeto constitui um guia completo para subsidiar o cuidado farmacêutico ao paciente com diabetes mellitus. Com linguagem clara e objetiva, aborda as principais complicações e exames laboratoriais com índices de referência, bem como o monitoramento e o tratamento do diabetes. Além de disponibilizar modelos das declarações de serviços farmacêuticos, guia para entrevista com o paciente, cadernetas de acompanhamento e muito mais.

  

2013_01_31_fasciculo8_dispensacao

Fascículo VIII - Dispensação de Medicamentos (lançado em dezembro/12) – Este Fascículo constitui um importante guia técnico para subsidiar o farmacêutico na dispensação de todos os tipos de medicamentos, em conformidade com a legislação vigente e acompanhados da devida orientação farmacêutica, inclusive destacando os cuidados especiais que devem ser tomados ao atender idosos, bebês, gestantes e nutrizes. O material contém também instruções sobre a forma correta de utilização dos medicamentos em diferentes formas farmacêuticas, além de estratégias de comunicação que facilitem o contato com os pacientes e aproximem o farmacêutico da população, atuando em prol da melhora da saúde e qualidade de vida. 

estabelecimento_saude_fasciculo9

Fascículo IX - Anti-inflamatórios (lançado em Outubro/2013) – Os anti-inflamatórios estão entre os medicamentos mais utilizados, inclusive por meio da automedicação, já que muitos deles são medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Por outro lado, seu uso demanda especial atenção por conta das reações adversas (incluindo transtornos gástricos e úlceras, coagulopatias e riscos cardiovasculares), interações medicamentosas e elevados índices de intoxicações. Este 9º fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde aborda a fisiopatologia da dor/inflamação/doenças inflamatórias, as propriedades farmacoterapêuticas dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e corticoides e as intoxicações. Também inclui apêndices contendo as principais indicações/contraindicações, reações adversas, precauções, interações e interferências em exames laboratoriais dos anti-inflamatórios mais utilizados na prática diária. Em suma, este material contém informações técnicas atualizadas e de fácil consulta que poderão auxiliar o farmacêutico na conscientização da população para o uso racional de anti-inflamatórios, contribuindo efetivamente para a melhora da saúde e qualidade de vida.

 

SELO

O “Selo Farmácia Estabelecimento de Saúde”, lançado em Julho de 2011, é um importante instrumento que permite a identificação de farmácias e drogarias que estão regulares para a prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais: aferição de pressão arterial, glicemia capilar,  temperatura corporal, além de aplicação de injetáveis, fracionamento e inalação. 

O selo está com um novo layout e pode ser solicitado por todo estabelecimento. A concessão está diretamente relacionada ao cumprimentos de critérios e avaliação do fiscal no ato da entrega. 

Farmácia Estabelecimento de Saúde

 

Todos os estabelecimentos que possuem o Selo estão em destaque no Portal do CRF-SP, separados conforme cada serviço.

Clique aqui e conheça os critérios para obtenção e os estabelecimentos que já possuem o Selo!

 
 
 


    - 93 vagas disponíveis
 
    - Anunciar vagas

 

    - Currículos

    - Concursos

 

 

 
compracerta
Estado de São Paulo
Até 30% de desconto sobre o preço de sugestão de fábrica


bennytoursBenny Tours
Estado de São Paulo

5% a 10% de desconto